Ministro da Saúde reafirma compromisso com Rio 2016 em encontro com COI - Gazeta Esportiva
Ministro da Saúde reafirma compromisso com Rio 2016 em encontro com COI

Ministro da Saúde reafirma compromisso com Rio 2016 em encontro com COI

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/05/2016 às 11:41

São Paulo, SP

Medo do zika vírus no Rio 2016 tem alertado autoridades esportivas de todo o mundo (Foto: Divulgação)
Medo do zika vírus no Rio 2016 tem alertado autoridades esportivas de todo o mundo (Foto: Divulgação)


O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, se encontrou com membros do Comitê Olímpico Internacional nesta terça-feira para discutir medidas que serão tomadas na prevenção de doenças durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O diretor-geral do COI, Cristophe de Kepper, e o diretor médico da entidade, Richard Budgett, participaram de reunião com o ministro que aconteceu em Genebra, na Suíça.

“Assim como fiz na Assembleia Mundial da Saúde e em reunião com a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, tranquilizei todos os atletas, a família olímpica e os turistas que vão se dirigir ao Rio de Janeiro. Demonstramos todas as medias que estão sendo tomadas pelo governo brasileiro e discutimos se há necessidade alguma outra ação”, disse Ricardo Barros, que está na Suíça para participar também da 69ª Assembleia Mundial da Saúde.

A viajem de Ricardo Barros para se encontrar com membros do COI faz parte das ações do presidente interno Michel Temer para assegurar o compromisso do governo federal com as Olimpíadas de 2016. Diante do momento político conturbado no país, havia a insegurança sobre o engajamento dos novos líderes brasileiros com a realização do maior evento esportivo do mundo, que começa no próximo dia 5 de agosto.

Ricardo Barros também revelou que se encontrou no último dia 19 de maio com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e com o governador em exercício do estado, Fernando Dornelles, para alinhar algumas ideias em relação aos Jogos Olímpicos. Tanto no encontro com os políticos cariocas, como na reunião com os membros do COI um dos assuntos em voga foi o risco de contágio do zika vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O ministro procurou ressaltar os dados que comprovam a baixa incidência da transmissão da dengue e outras doenças transmitidas pela espécie no período da competição.

“Temos um compromisso de mantê-los informados de todas as ações, mas percebemos que estão satisfeitos com as medidas que o brasil está adotando, além de acompanhar, com atenção, o desenrolar desse processo”, completou Ricardo Barros, que lembrou algumas medidas do governo na questão da saúde, como a contratação de 3.500 pessoas, entre elas agentes externos que irão visitar toda a região que cerca os locais de competição em busca de exterminar focos do Aedes aegypti.

Conteúdo Patrocinado