Ministro busca apoio em empresários para fomentar esporte no Brasil - Gazeta Esportiva
Ministro busca apoio em empresários para fomentar esporte no Brasil

Ministro busca apoio em empresários para fomentar esporte no Brasil

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/09/2015 às 11:58 • Atualizado: 09/09/2015 às 12:13

São Paulo, SP

Evento reuniu empresários, políticos e personalidades esportivas para discutir incentivo ao esporte no Brasil (Foto: Ivo Lima/ME)
Evento reuniu empresários, políticos e personalidades esportivas para discutir incentivo ao esporte no Brasil (Foto: Ivo Lima/ME)


Empresários e personalidades do esporte se reuniram na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, para a apresentação do novo Sistema Nacional do Esporte, projeto que visa fomentar a prática esportiva no Brasil, desde seu âmbito amador até o de alto rendimento. O ministro do Esporte, George Hilton, afirmou que o plano passa pela contribuição da iniciativa privada e que direciona o incentivo nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal.

“Recebi hoje a informação de que temos o texto do Sistema Nacional pronto. Todos os envolvidos no setor, do atleta ao empresário, passando pelos professores, confederações e três níveis de governo estarão contemplados. Essa é a união de forças, entre o público e privado, que vai permitir a massificação do esporte em todo território nacional”, explicou o ministro durante o 5º Fórum Nacional do Esporte.

Promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), o debate foi norteado pela aproximação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Entre os principais tópicos discutidos, destacaram-se o desempenho do Time Brasil, legado, perspectivas para o futuro e a capacidade de atrair empresas privadas para apoiar o esporte no País.

“É bom saber que temos uma parceria entre o setor público e privado. Nesta semana vamos reativar a comissão nacional que vai tratar da indústria do esporte. Os empresários serão chamados para discutir as formas para fortalecer a economia por meio do esporte, com uma atividade de negócio”, indicou Hilton.

De acordo com o ministro, a lei de diretrizes busca tornar forte novamente a atividade física nas escolas e incentivar a prática do esporte até a criança optar se vai querer rumar para o profissional. Ainda segundo o político, o projeto também definirá quais serão os responsáveis pelos cuidados da estrutura que irá fomentar o esporte de alto rendimento e o de lazer a médio e longo prazo.

“Existia a necessidade de uma lei em que todas as normas vigentes se integrassem em um marco regulatório que dissesse qual será o papel de todos os entes envolvidos ao esporte. A lei de diretrizes segue os mesmos moldes da Lei de Diretrizes de Bases da Educação, deixando de ser ação factual para ser uma lei com metas que deverão ser alcançadas a cada dez anos”, explicou George Hilton.

Presenças

O evento ainda contou com as presenças do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o secretário Estadual de Esportes e Lazer e Juventude de São Paulo, Jean Madeira e o secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, Celso Jatene. Entre os atletas, estiveram Ana Moser, Gustavo Borges, Magic Paula, Hortência Marcari, Oscar Schmidt, Lars Grael, William Machado e Tiago Camilo.

Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, Hortência está otimista com o plano apresentado nesta quarta. "Todos têm boa vontade, mas faltava uma linha comum de ação. O Sistema Nacional do Esporte dará um norte ao esporte nacional".

Já a presidente da Atletas pelo Brasil, Ana Moser, uma das principais militantes pelo esporte brasileiro, torce pelo sucesso do projeto, já que "o diagnóstico mostra um grande número de não praticantes e, para isso, novas ações são necessárias".

Conteúdo Patrocinado