Isinbayeva lamenta ausência no Rio e planeja recorrer da decisão - Gazeta Esportiva
Isinbayeva lamenta ausência no Rio e planeja recorrer da decisão

Isinbayeva lamenta ausência no Rio e planeja recorrer da decisão

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/07/2016 às 07:46 • Atualizado: 25/07/2016 às 12:13

São Paulo, SP

Yelena Isinbayeva é o principal nome do salto com vara (Foto: Franck Fife/AFP)
Yelena Isinbayeva é o principal nome do salto com vara (Foto: Franck Fife/AFP)


O COI anunciou neste domingo que serão as federações das modalidades olímpicas as responsáveis por decidir se atletas russos participarão ou não do Rio 2016. Uma dessas federações, a Iaaf, responsável por regular o atletismo mundialmente, já havia se posicionado contra a presença da Rússia nos Jogos Olímpicos. Com isso, as chances da bicampeã olímpica Yelena Isinbayeva ir em busca de sua quarta medalha no maior evento esportivo do mundo passa a ser nula.

Aos 34 anos, Yelena Isinbayeva se preparava para o que seria sua última Olimpíada. Sem ter seu nome envolvido nos escândalos de dopagem envolvendo atletas e entidades russas, o principal nome do salto com vara lamentou por ter de pagar por erros que não foram cometidos por ela e lembrou que poderia surpreender o mundo no Rio de Janeiro mais uma vez, já que possui a melhor marca da temporada.

“Não vou voltar ao degrau mais alto do pódio nos Jogos Olímpicos, ouvir o hino nacional russo em minha honra e agradar aos fãs. Deus, como estou ferida por esta injustiça. Nossa defesa foi fraca, eu diria que zero. Ninguém se levantou e defendeu os meus direitos. É triste”, disse.

“São lágrimas de impotência perante esta ilegalidade. As lágrimas são de consciência de tudo que fiz para o atletismo. Minha vitória em Cheboksary continua sendo o melhor resultado da temporada no mundo. O que eu poderia dar ao mundo no Rio e as emoções continuarão sendo um mistério”, completou a russa.

Faltando apenas 11 dias para o início das Olimpíadas, as federações terão de agir rápido após a decisão do COI em dar total responsabilidade à essas entidades para tratar o assunto. A Federação Internacional de Tênis (ITF) já adiantou que os sete nomes que iriam compor o time russo nos Jogos estão permitidos a participar do evento, já que, segundo a entidade, todos seguem os rigorosos critérios impostos pelo COI para poderem participar do Rio 2016.

Apesar da impossibilidade de ir ao Rio 2016, Yelena Isinbayeva não planeja ficar de braços cruzados. A atleta pretende recorrer ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos contra a decisão da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) de excluir atletas russos sem envolvimento com doping dos Jogos Olímpicos.

O técnico da Isinbayeva, Yebgueni Trofimov, revelou a decisão da atleta nesta segunda-feira em entrevista à agência R-Sports. “Após o ocorrido, Yelena recorrerá ao Tribunal de Direitos Humanos de Estrasburgo, porque para ela e toda a equipe a decisão não está de acordo com o direito”.

Conteúdo Patrocinado