Mais Esportes/Pan-Americano

Hugo Hoyama vê tênis de mesa feminino preparado para o ouro no Pan

Mateus Videira* - São Paulo , SP
18/04/2019 09:00:03

Em: Jogos Pan-Americanos, Mais Esportes

Atleta com mais medalhas na história do tênis de mesa em Pan-Americanos, Hugo Hoyama estará presente na edição dos Jogos de Lima, no Peru. Desta vez, porém, como parte da comissão técnica. Treinador do time feminino, o ex-atleta está confiante de que as atletas brasileiras podem não apenas retornar a uma final, como conquistar a medalha de ouro.

Presente no evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro para comemorar os 100 dias para a competição em solo peruano, Hoyama exaltou o trabalho e admitiu certa ansiedade. “A expectativa é a melhor possível. Eu, como treinador da seleção feminina, estou indo para lá para brigar pelas melhores posições e pelo ouro, claro. Em Toronto o objetivo era chegar em uma final. Agora, o desejo é chegar e lutar pela medalha de ouro”, disse em entrevista à Gazeta Esportiva.

Hugo Hoyama foi bicampeão em Havana 1991 e Mar Del Plata 1995, derrotando em ambas as finais o compatriota Cláudio Kano. Depois de passar em branco em Winnipeg 1999, o atual treinador voltou ao pódio em Santo Domingo 2003 ao ganhar o bronze. Com a vasta experiência, o ex-atleta espera ajudar também nas questão psicológica das mesatenistas.

“Chegando lá, a maioria vai estar preparado tecnicamente, fisicamente, mas as atletas que estiverem mais preparadas para superar as barreiras vão levar vantagem. Eu passei por isso, tive que superar momentos difíceis, e agora quero fazer isso com ela. Eu confio nelas, elas confiam em mim e o importante é manter o grupo unido para que as coisas caminhem bem”, ressaltou.

“A confiança é grande. Temos várias adversárias difíceis, como Canadá, Estados Unidos e Porto Rico. Mas de 2013 para cá, todos os campeonatos latino-americanos foram conquistados pelo Brasil. Então é chegar com cabeça boa para conquistar os resultados”, finalizou Hugo Hoyama.