Mais Esportes/Pan-Americano

A 100 dias do Pan-Americano, COB promove evento e revela objetivos

Mateus Videira* - São Paulo , SP
17/04/2019 15:38:10

Em: Jogos Pan-Americanos, Mais Esportes

Restam 100 dias para a abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019, que será realizado em Lima, no Peru. E para comemorar a data especial, o Comitê Olímpico Brasileiro promoveu um evento em um restaurante peruano na cidade de São Paulo, que contou com a presença de dirigentes da entidade, além de atletas com possibilidade de disputa do torneio e ex-atletas medalhistas.

Apresentado pelo ex-nadador Thiago Pereira, dono de 23 medalhas em Pan-Americanos, o evento ainda contou com a participação dos principais dirigentes da entidade brasileira, entre eles o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, o vice-presidente e chefe da missão em Lima, Marco La Porta, o diretor-geral, Rogério Sampaio, e o diretor de esportes, Jorge Bichara. O presidente da Panam Sports, Neven Ilic, também esteve presente.

Responsável pela primeira apresentação, Paulo Wanderley exaltou o trabalho que vem sendo realizado pelo Time Brasil visando o Pan-Americano e os Jogos de Tóquio, em 2020. Além disso, revelou o plano do COB de contar com 492 atletas em Lima, compondo a maior delegação dentro do ciclo Olímpico.

“Posso dizer que o Time Brasil está em fase final de composição. Estamos aguardando algumas classificações de equipes e atletas. Mas temos a previsão de participação de 492 atletas, um número bastante expressivo. O nosso plano de preparação foi cumprido, assim como a necessidades dos atletas. As coisas estão sendo feitas”, revelou o presidente.

Quem também falou sobre a preparação, a organização e a logística do time brasileiro em solo peruano foi o diretor de esportes, Jorge Bichara. Em sua apresentação, o dirigente apresentou os objetivos, mas evitou falar em números. Segundo ele, o foco passa por priorizar as classificações olímpicas e elevar o nível de algumas modalidade que não tem apresentado bons resultados.

“Nosso principal objetivo dentro dessa competição, dentro do Pan-Americano, é manter a perspectiva da maior quantidade de classificações olímpicas possíveis. É um evento que cresceu muito em relação as qualificações para Tóquio e temos isso como meta”, ressaltou.

Disputado de 26 de julho a 11 de agosto, o Pan-Americano de Lima também conta com pontos a serem analisados pelo COB. As questões logísticas, como o alto número de atletas na vila e o desempenho do Atletismo e da Vela, além das condições dos atletas que terão competições antes ou poucos dias depois do torneio também foram abordadas durante o evento.

Por último, foi divulgada a canção oficial da competição. Chamada de “Serenata para os 100 dias para os Jogos de Lima”, a música foi interpretada por Pedro Suárez. Ao todo, o Pan-Americano contará com a presença de mais de seis mil atletas, que disputarão 424 medalhas de ouro.