Em reta final de preparação aos Jogos, COB confia em top 10 no Rio - Gazeta Esportiva
Em reta final de preparação aos Jogos, COB confia em top 10 no Rio

Em reta final de preparação aos Jogos, COB confia em top 10 no Rio

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/08/2015 às 19:45

São Paulo, SP

Após ver o país no terceiro lugar geral dos Jogos Pan-Americanos pela terceira vez seguida em Toronto, apesar de estar abaixo das últimas edições em número absoluto de medalhas de ouro, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), otimista, falou em missão cumprida. Nesta segunda-feira, a quase um ano do início das Olímpiadas do Rio de Janeiro,  através de nota no site oficial, a entidade mostrou-se confiante para atingir uma audaciosa meta: colocar o time verde-amarelo entre os dez melhores do mundo.

“Os atletas brasileiros têm hoje a possibilidade de se prepararem como os melhores do mundo. Começando pelo treinador, brasileiro ou estrangeiro, pelas ciências do esporte, local de treinamento, viagens de intercâmbio, competições, equipamentos de última geração... Ou seja, o Brasil está no padrão de top 10. Falta agora chegar ao resultado daqui a um ano. Estamos trabalhando para isso”, afirmou o diretor executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire.

Em relação aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, no entanto, a distância é grande para o top 10. Na edição britânica, o Brasil ficou na 22ª colocação geral com três medalhas de ouro, cinco de prata e nove de bronze. A Austrália, primeiro país dentro do grupo almejado pelo time verde-amarelo, faturou sete, 16 e 12 de cada na ocasião.

Após novo 3º lugar no Pan, COB quer desempenho histórico nas Olimpíadas do Rio (Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB)
Após novo 3º lugar no Pan, COB quer desempenho histórico nas Olimpíadas do Rio (Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB)


Com 353 vagas já garantidas ao evento, o país espera ter pelo menos 400 representantes na delegação que participará da abertura dos Jogos, no dia 5 de agosto de 2016. Para isso, no entanto, ainda há um longo caminho a ser trilhado.

“Neste último ano de preparação, o treinamento precisa ser eficiente e inteligente. Um ano de estudo dos adversários e atenção a detalhes. Devemos buscar constantemente a melhora do nosso desempenho”, disse Jorge Bichara, gerente geral de performance esportiva do COB.

Conteúdo Patrocinado