Depois da Fifa, justiça dos EUA irá investigar escândalos de doping nas Olimpíadas - Gazeta Esportiva
Depois da Fifa, justiça dos EUA irá investigar escândalos de doping nas Olimpíadas

Depois da Fifa, justiça dos EUA irá investigar escândalos de doping nas Olimpíadas

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/05/2016 às 08:50 • Atualizado: 18/05/2016 às 08:55

São Paulo, SP

Rússia é alvo de investigações por suspeita de acobertamento de dopings (Foto: Yuri Kadobnov/AFP)
Rússia é alvo de investigações por suspeita de acobertamento de dopings (Foto: Yuri Kadobnov/AFP)


O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu investigação sobre o esquema de acobertamento de exames antidopings de dezenas de atletas russos, que também contaram com o apoio do Estado para que informações sobre o uso de substâncias proibidas não fossem reveladas, segundo publicação do jornal The New York Times desta quarta-feira.

Membros oficiais do governo russo, atletas, técnicos, autoridades antidoping e qualquer outra pessoa que tenha se beneficiado desse esquema estão sendo investigados pelo escritório de procuradoria-geral de Nova York. Os promotores responsáveis acreditam que os casos envolvem conspiração e fraude.

Apesar dos Estados Unidos não estar envolvido no escândalo de dopagem, a justiça tem permissão para investigar casos como esse se houver alguma relação com o país, por exemplo, a utilização de um banco norte-americano. A justiça dos EUA já havia colaborado para desvendar outro esquema, o Fifa Gate, caso em que dezenas de dirigentes ligados à Fifa tiveram comprovadas suas participações em esquemas de corrupção.

Em novembro do ano passado a Agência Mundial Antidoping revelou um grande esquema para acobertar atletas flagrados em exames antidoping na Rússia. Grigory Rodchenkov, principal nome do laboratório antidoping russo, disse que trabalhou por anos na colaboração para que atletas não fossem pegos em exames e que pudessem disputar competições globais sem maiores problemas ou riscos.

Quem também ganhou destaque nas últimas semanas foi Vitaly Stepanov, ex-funcionário de Rodchenkov que denunciou outro escândalo envolvendo esportistas russos. Segundo ele, dopings de atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi também foram acobertados, incluindo o de 15 medalhistas.

Conteúdo Patrocinado