COI cassa mais quatro medalhas de Pequim 2008 por doping - Gazeta Esportiva
COI cassa mais quatro medalhas de Pequim 2008 por doping

COI cassa mais quatro medalhas de Pequim 2008 por doping

Gazeta Esportiva

Por Redação

31/08/2016 às 13:47

São Paulo, SP

COI reanalisou amostras dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (Foto: Divulgação)
COI reanalisou amostras dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (Foto: Divulgação)


O Comitê Olímpico Internacional (COI) flagrou no exame antidoping mais seis atletas que disputaram os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, quatro deles medalhistas. A russa Tatyana Firova, prata no 4x400m do atletismo, além do armeno Tigran Gevorg Martirosyan e as russas Nadezhda Evstyukhina e Marina Shainova, que subiram ao pódio em provas do levantamento de peso, foram desclassificados da disputa e tiveram suas condecorações cassadas.

O doping de Tatyana Firova tira a equipe da Rússia do revezamento 4x400m de Pequim, em ficou com a segunda colocação. A atleta, prata também em Atenas 2004 e Londres 2012, e suas companheiras de time devem devolver a medalha da prova, que foi vencida pelos Estados Unidos. A Jamaica ficou com a terceira posição e pode herdar a prata. Se isso ocorrer, a Bielorrúsia deve ser a nova medalhista de bronze.

Todos os outros atletas desclassificados de Pequim 2008 pelo COI nesta quarta-feira após a reanálise dos exames são do levantamento de peso. O armeno Tigran Gevorg Martirosyan perdeu seu medalha de bronze na categoria 69kg, a mesma da qual o moldavo Alexandru Dudoglo, nono colocado, também foi desclassificado.

Já Marina Shainova teve sua prata do levantamento de peso da categoria 58kg cassada. Sua compatriota Nadezda Evstyukhina perdeu o bronze que havia conquistado na categoria para atletas com até 75kg. O sexto atleta flagrado foi o azeri Intigam Zairov, nono colocado do peso 85kg.

Conteúdo Patrocinado