Coe é acusado por não ter contribuído para evitar escândalos na Iaaf - Gazeta Esportiva
Coe é acusado por não ter contribuído para evitar escândalos na Iaaf

Coe é acusado por não ter contribuído para evitar escândalos na Iaaf

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/01/2016 às 11:39 • Atualizado: 08/01/2016 às 11:41

São Paulo, SP

Sebastian Coe é acusado por não ter contribuído para acabar com corrupção na Iaaf (foto: AFP)
Sebastian Coe é acusado por não ter contribuído para acabar com corrupção na Iaaf (Foto: AFP)


Dick Pound, um dos principais responsáveis por revelar os escândalos envolvendo grandes nomes do atletismo mundial em casos de doping, declarou que Sebastian Coe poderia ter alavancado reformas governamentais na época em que era um dos vice-presidentes da Federação Internacional de Atletismo, a Iaaf, para evitar que a imagem do esporte acabasse sendo denegrida.

Atualmente Coe é o atual presidente da Iaaf e sucedeu Lamine Diack, que está sendo investigado pelo governo francês sob suspeita de corrupção. Além de Sebastian Coe, Dick acusa Sergey Bubka, também vice-presidente da Iaaf na época do mandato de Diack, em contribuir para a decadência do atletismo.

“Coe e Bubka estavam lá na época em que Diack presidia a Iaaf. É fácil se você quer rever o tipo de gestão da entidade. Eles tinham uma constituição de século 19 em uma entidade de século 21. Eles tiveram a oportunidade há muito tempo de estabelecer mudanças na governança e todos viram o que aconteceu com o Comitê Olímpico Internacional quando você não realiza alguma reforma”, declarou Pound, autor do relatório da Agência Mundial Antidoping que expôs a omissão de dopagem de atletas russos.

O Comitê Olímpico Internacional teve sua imagem abalada com escândalos de corrupção revelados no início dos anos 2000, envolvendo tráfico de influências e presentes em troca da candidatura de Salt Lake City para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002.

Conteúdo Patrocinado