CBAt busca reconhecimento de duas medalhas após casos de doping - Gazeta Esportiva
CBAt busca reconhecimento de duas medalhas após casos de doping

CBAt busca reconhecimento de duas medalhas após casos de doping

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/06/2016 às 19:38

São Paulo, SP

Foto: AFP
Nessa Carter (3º da esq. para a dir.) teria sido pego em reexame, e Jamaica pode perder medalha (Foto: AFP)


A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) informou, nesta terça-feira, que tentará junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) o reconhecimento de duas medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, após a divulgação de dois casos de doping nos reexames realizados em alguns competidores.

O primeiro caso envolve o jamaicano Nesta Carter, campeão do revezamento 4x100m ao lado de Usain Bolt, que teria apresentado uso de substância ilícita segundo informações do jornal local “The Gleaner”. Se a Jamaica perder a medalha, o Brasil, dono da quarta colocação, ficará com o bronze.

O outro caso veio da Rússia e também do revezamento 4x100m, desta vez o feminino. Segundo um canal de televisão local, Yuliya Chermoshanskaya recebeu positivo no reexame de urina e pode ver seu país, que levou o ouro, ser desclassificado. Assim como na primeira ocorrência, o Brasil terminou em quarto e poderia levar o bronze com a anulação do título russo.

A CBAt informou, em nota oficial, que encaminhou ao COB um pedido para que a entidade verifique a situação destes atletas junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI). O presidente da confederação, José Antonio Martins Fernandes, garantiu que "caso a situação se confirme, a CBAt defenderá o direito de os atletas brasileiros herdarem as medalhas olímpicas correspondente".

Conteúdo Patrocinado