Mais Esportes

Biografia de 1º vencedor da São Silvestre é lançada em São Paulo

São Paulo , SP
04/12/2018 07:30:08 — 12/12/2018 18:42:44

Em: Bastidores, Mais Esportes, Notícias, São Silvestre

Quebrar barreiras e superar adversidades. Esses foram os principais desafios que Alfredo Gomes enfrentou ao longo de uma brilhante carreira. Neto de escravos, se tornou o primeiro atleta negro brasileiro a participar de uma Olimpíada e o vencedor da 1ª edição da famosa e tradicional Corrida de São Silvestre.

A trajetória de sucesso do atleta começou na famosa pista de atletismo do Clube Esperia, que com 119 anos de existência é considerado um dos mais tradicionais do país. Um dos cartões postais do clube, a pista sediava os intensos treinos de Alfredo. Sem técnico, o atleta treinava sozinho, por conta própria motivado pelo amor à modalidade. Como resultado, no auge de seus vinte e poucos anos, despontou entre os principais nomes do atletismo brasileiro, vencendo praticamente todas as competições das quais participou.

Alfredo trabalhava como eletricista e mesmo após um cansativo dia de trabalho, se dirigia ao clube para treinar a noite. Curioso por natureza e ávido por adquirir conhecimento, o autodidata aprendeu a falar nada menos que 4 idiomas: inglês, italiano, alemão e francês. “Meu avô tinha um poder de aprendizado invejável. Também era muito simpático e por isso fazia amizades por onde passava. Ele foi pioneiro no atletismo brasileiro e por isso quis prestar essa homenagem, por meio de um livro com a sua história”, comenta Antonio Carlos de Paula, neto de Alfredo Gomes e autor do livro “Alfredo Gomes: Vida, Vitórias e Conquistas”.

Fotos antigas de família e do Arquivo Histórico do Clube Esperia ilustram a obra que traz curiosidades e fatos históricos da época em que Alfredo se dedicava ao esporte. Ancorado em uma vasta pesquisa e em acervo familiar, Antonio relata detalhes acerca da vida pessoal, profissional e esportiva, em uma abordagem que contextualiza o cenário social e político da década de 1920 no Brasil. O livro transcorre por toda a carreira do atleta até sua morte, na própria pista de atletismo do Clube, após um infarto fulminante.

O lançamento da obra acontecerá no dia 6 de dezembro, quinta-feira, às 18h30 no Saguão Social do Clube Esperia.