José Neto não descarta assumir time brasileiro, mas deixa futuro em aberto - Gazeta Esportiva
José Neto não descarta assumir time brasileiro, mas deixa futuro em aberto

José Neto não descarta assumir time brasileiro, mas deixa futuro em aberto

Gazeta Esportiva

Por Luca Castilho e Lorenzo Meyer*

30/03/2019 às 09:00

São Paulo, SP

Zé Neto fez história no Flamengo (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Após conquistar o tetracampeonato consecutivo do Novo Basquete Brasil, o NBB, e o penta do Campeonato Carioca, além da Liga das Américas e a Copa Intercontinental de 2014, todos pelo Flamengo, o treinador José Neto decidiu se aventurar no Japão em julho de 2018. A empreitada do comandante multicampeão brasileiro na Terra do Sol Nascente, entretanto, não deu certo, durando menos de seis meses.

Sem se adaptar no Levanga Hokkaido, que não conseguiu brigar pelo título nacional, o técnico foi desligado do clube japonês em dezembro do último ano, e, desde então, está no livre no mercado. Com grandes trabalhos no basquete do Brasil, Zé Neto, como é carinhosamente conhecido, quer esperar o fim da temporada do NBB para analisar uma volta ao país natal.

"As propostas que apareceram não achei interessantes e preferi esperar. Aproveite para ir para a Espanha, um dos maiores centros da modalidade, acompanhar o Real Madrid e estudar um pouco. Poder investir um pouco mais nesse abastecimento de energia e conhecimento para a próxima temporada. Para essa temporada, os clubes já estão se encaminhando para os playoffs, inclusive no Brasil, então acho que agora não é o momento de mudança. Por isso preferi esperar, para iniciar um projeto para o próximo ano", disse em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva.

Nascido em Itapetininga, no interior de São Paulo, Zé Neto lembrou da identificação que possui com os clubes em que dirigiu no Estado, além do Flamengo no Rio de Janeiro, mas não cravou uma cidade preferida para voltar a treinar. O comandante, inclusive, não descartou uma nova experiência no basquete do exterior.

"Quando a gente entra nesse mundo do basquete, não temos muita residência. Fiquei muito tempo em São Paulo realmente, foi minha origem. Tudo começou no Paulistano, passei por Rio Claro, Palmeiras, tenho muita identidade com os clubes do Estado, mas depois que saí fui para Joinville, vim para o Rio e fiquei um bom tempo até ir ao Japão", analisou o treinador.

"Como a gente é profissional, espera um clube, um projeto bacana. Mas não tenho uma preferência para onde quero voltar, inclusive pode ser algo fora do Brasil. Como tive uma carreira internacional forte, sendo inclusive campeão da Liga das Américas com o Flamengo. O campo está muito aberto. Agora é ter tranquilidade para ver qual a melhor proposta não só financeira, mas também uma proposta de trabalho para começar um projeto na próxima temporada", concluiu José Neto.

*Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado