
Mike Krzyzewski irá deixar o comando da seleção norte-americana de basquete masculino após a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Com isso, foi anunciado nesta sexta-feira que o atual treinador do San Antonio Spurs, Gregg Popovich, foi o escolhido para ocupar a requisitada vaga no Dream Team.
Pentacampeão da NBA, o técnico afirmou em comunicado oficial que está feliz pela oportunidade e sabe da grande responsabilidade que é guiar o melhor conjunto de basquete do mundo, tendo conquistado medalhas de ouro nos dois últimos Jogos Olímpicos.
“Eu estou extremamente feliz de ter a oportunidade de representas nosso país como técnico da seleção. O que a seleção conseguiu na última década com Jerry Colangelo e Mike Krzsyzewski é impressionante. Vou fazer meu máximo para manter esse padrão alto de sucesso, classe e caráter”, disse.
Krzyzewski foi responsável por recolocar a seleção dos Estados Unidos no topo do basquete mundial após um período de crise. Com o treinador, foram conquistados dois Mundiais, além das Olimpíadas de Pequim e Londres.
Já seu sucessor se destaca por possuir mais de 20 anos de experiência na NBA, comandando apenas um único time: o San Antonio Spurs. À frente da franquia, Popovich conquistou cinco títulos da liga e foi eleito três vezes melhor treinador. Agora, ele espera repetir o sucesso atuando em um outro patamar.
Ainda nesta sexta-feira Gregg Popovich será apresentado oficialmente em uma coletiva de imprensa. O vínculo do treinador será até 2020, ano que acontece a Olimpíada de Tóquio, no Japão.