Uma boa notícia para a Rússia. O corpo dirigente da Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) suspendeu a proibição das seleções deste país – adultas e juvenis – de disputarem competições de cunho internacional e oficial, segundo notícias da imprensa local nesta segunda-feira.
No mês passado, a Fiba barrou as equipes nacionais da Rússia de todas as competições por conta de uma disputa entre o atual mandatário da Federação Russa de Basquetebol (FRB) e seu ex-presidente. De acordo com o órgão máximo da modalidade, o entrevero estava impedindo a entidade russa de “manter o controle total” sobre o esporte.
O vice-ministro de esportes da Rússia, Pavel Kolobkov, afirmou que a entidade internacional anulou a proibição das seleções participarem de campeonatos, porém manteve sanções à FRB.
“As equipes do país têm a permissão para jogarem em todas as competições organizadas pela Fiba. Mas a proibição de dirigentes da FRB continua em vigor”, disse Kolobkov à agência de notícias R-Sport.
Posto isso, o veredito da Fiba dá à seleção masculina da Rússia o direito de disputar o pré-olímpico europeu em setembro, torneio que garante vaga nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Em uma tentativa de acabar de vez com as punições, Vitaly Mutko, ministro de esportes da Rússia, prometeu resolver a situação em breve com novas eleições as quais apaziguariam o clima dentro da FRB.
“Em 25 de agosto, vamos realizar uma conferência na FRB e as eleições do novo chefe do corpo dirigente e do conselho executivo. Estamos trabalhando para atender as exigências da Fiba. Depois disso, vamos pedir à Fiba para suspender as suas sanções à federação de basquete do país”, disse o ministro russo.