Aline Rocha supera homens e chega na primeira posição entre cadeirantes - Gazeta Esportiva
Aline Rocha supera homens e chega na primeira posição entre cadeirantes

Aline Rocha supera homens e chega na primeira posição entre cadeirantes

Gazeta Esportiva

Por Andressa Oliveira *

31/12/2015 às 10:49 • Atualizado: 31/12/2015 às 11:56

São Paulo, SP

Atletas cadeirantes na largada. Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Atletas cadeirantes na largada da 91ª Corrida Internacional de São Silvestre Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press


A 91ª Corrida Internacional de São Silvestre teve a catarinense Aline dos Santos Rocha novamente no topo do pódio na categoria de Cadeirantes. A jovem desbancou os homens que também competiram na mesma largada e foi a primeira a cruzar a linha de chegada nesta quinta-feira. Com a vitória, Aline chegou ao tetracampeonato da tradicional corrida de rua de São Paulo.

"Completar a São Silvestre com certeza já é o maior desafio a ser enfrentado, já que a prova tem uma dificuldade muito grande independente de outros concorrentes, principalmente na subida da Brigadeiro", afirmou Aline, que completou a corrida em 47min47s

Sobre chegar isolada, com três minutos de vantagem à frente dos homens, Aline afirma que é a coroação de um trabalho duro, realizado em treinos exaustivos e diários na cidade de São Caetano do Sul, onde mora há dois anos. A paratleta sofreu um acidente aos 15 anos, passou a treinar pouco depois, se mudou para São Paulo e hoje se vê entre grandes atletas paralímpicos brasileiros.

"É muito gratificante. Faz dois anos que saí de Santa Catarina e vim para São Paulo apenas para treinar e competir. Então toda essa dedicação que temos ao longo do ano inteiro, muitos treinos e provas, e perceber essa evolução não tem explicação", explicou a paratleta.

"Esta foi para começar o ano novo com a roda direita. Fechei com chave de ouro e começo com a roda direita", brincou. "E ano que vem estarei de volta para tentar conquistar o pentacampeonato", comemorou Aline.

Em segundo lugar geral e primeiro masculino, chegou o representante de São Vicente (SP) e vencedor de 2014 Heitor Mariano dos Santos. O paratleta conquistou novamente o título masculino em 2015, ao completar o tempo de 50min54s.

Jaciel Paulino, que buscava a sexta vitória para se consagrar como o maior vencedor da categoria, chegou pela segundo ano consecutivo como vice-campeão, completando a prova aos 53min25s. O atleta de Santos destacou a preparação de Heitor e disse que vai se inspirar no adversário e amigo para os próximos treinos.

"O Heitor é de São Vicente e costuma treinar na Rodovia Anchieta, com subidas levemente íngremes e longas. Eu treino na Ilha Porchat, que possui subidas muito mais íngremes, porém curtas. Preciso buscar espaços maiores para melhorar a minha resistência e recuperar a ponta na Brigadeiro", explicou Jaciel.

* especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado