Técnico que começou na São Silvestrinha prepara pupilos para SS - Gazeta Esportiva
Técnico que começou na São Silvestrinha prepara pupilos para SS

Técnico que começou na São Silvestrinha prepara pupilos para SS

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

19/12/2014 às 10:00 • Atualizado: 17/11/2015 às 18:07

São Paulo, SP

Adriano Pacheco é uma cria da São Silvestrinha. Proprietário de uma assessoria esportiva, o treinador que começou na versão infanto-juvenil da Corrida Internacional de São Silvestre hoje prepara seus pupilos para correr a prova disputada no último dia do ano.

Ao lado do irmão mais novo, ele costumava ver o pai treinar e, com apenas oito anos, disputou a São Silvestrinha pela primeira vez, em 1996. Os dois garotos tomaram gosto pelo esporte e participaram da versão infanto-juvenil da prova até a idade limite – hoje, ambos são atletas.

"Quando disputei a São Silvestrinha pela primeira vez, ganhei a minha bateria. Foi muito legal. Essa prova acabou sendo muito importante na minha trajetória, porque foi a primeira, na qual eu e meu irmão realmente pegamos gosto pela corrida", contou Adriano.

As inscrições para a 21ª edição da São Silvestrinha foram encerradas na semana passada. A prova será realizada neste sábado, na pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. As distâncias variam conforme a idade dos competidores: de seis (50m) a 16 anos (600m).

Depois de começar na São Silvestrinha, treinador Adriano Pacheco prepara alunos para a corrida principal
Depois de começar na São Silvestrinha, treinador Adriano Pacheco prepara alunos para a corrida principal - Credito: Fernando Dantas/Gazeta Press


A prova infanto-juvenil já revelou alguns atletas bem sucedidos, como Franck Caldeira, campeão pan-americano de maratona no Rio de Janeiro 2007 e ganhador da edição de 2006 da Corrida Internacional de São Silvestre. O decatleta Carlos Chinin, recordista sul-americano, também participou da corrida.

Com o tempo de 49min19s, Adriano Pacheco foi o 39º colocado na edição de 2013 da prova principal. Aos 26 anos, o corredor já tem presença garantida na Elite A da corrida de 2014 e espera conseguir um lugar entre os 20 primeiros no próximo dia 31 de dezembro.

São Silvestrinha recebe crianças de 6 a 16 anos - Credito: Fernando Dantas/Gazeta Press
São Silvestrinha recebe crianças de 6 a 16 anos - Credito: Fernando Dantas/Gazeta Press


“Nesse ano, quero brigar para completar a São Silvestre na casa dos 47 minutos e terminar no top 20. Os africanos vão estar presentes, mas estou fazendo uma preparação muito boa”, afirmou o atleta, com um carinho especial pela tradicional corrida paulistana.

Atualmente, Adriano Pacheco comanda uma assessoria esportiva que leva seu nome e atende os pupilos no Parque da Independência, ao redor do Museu do Ipiranga. Os alunos geralmente vêm em busca de qualidade de vida e, influenciados pelos colegas, começam a disputar provas de rua.

No grupo de aproximadamente 40 alunos de Adriano Pacheco, pelo menos 15 participarão da próxima edição da São Silvestre, entre eles seu pai. Experiente, o treinador oferece dicas para os novatos na principal prova pedestre da América Latina.

"Meu pai me incentivou a correr através da São Silvestrinha e agora treina comigo para disputar a São Silvestre. Isso é muito legal. Os cinco primeiros quilômetros do percurso são mais fáceis, porque tem mais descida, mas depois complica. Precisa dosar no começo para ter perna no final", receitou Adriano.

Conteúdo Patrocinado