Melhor do ano, longa São Silvestre ganha versão em DVD - Gazeta Esportiva
Melhor do ano, longa São Silvestre ganha versão em DVD

Melhor do ano, longa São Silvestre ganha versão em DVD

Gazeta Esportiva

Por André Sender

17/12/2014 às 09:00

São Paulo, SP

Elogiado por crítica e público, o longa “São Silvestre” passa a ser vendido em DVD a partir desta sexta-feira, 19 de dezembro. No dia anterior, a obra, premiada pela Associação Paulista de Crítico de Artes (APCA) como melhor documentário de 2014, também fica disponível em vídeo on demand.


O filme dirigido por Lina Chamie conta apenas com um ator, Fernando Alves Pinto, que correu a edição de 2011 da São Silvestre com uma câmera acoplada no corpo. As imagens registraram as passadas, a respiração e os gestos para externar emoção do personagem de estar em um evento com milhares de atletas nas ruas de São Paulo.


O longa chegou aos cinemas na última semana de 2013, colecionando sucessivas críticas positivas ainda no início de 2014. Um ano depois de sua estreia, foi eleito o melhor documentário da temporada pela APCA, uma das entidades culturais mais respeitadas do Brasil.

Lina Chamie dirigiu
Lina Chamie dirigiu "São Silvestre", melhor documentário de 2014 segundo a APCA - Credito: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press


“Ele é tão diferente, tão único em sua linguagem que é um reconhecimento bastante corajoso. Foi muito legal ter esse olhar para o filme porque ele foi um tremendo sucesso de crítica. Apareceu com força o tempo inteiro e agora levou esse prêmio superimportante”, explicou Lina.


O longa estará à venda em DVD a partir do dia 19 de dezembro, próxima sexta-feira, em versão que ainda leva o making-of e o curta-metragem anterior filmado pela diretora sobre a corrida. 

São Silvestre será vendido em DVD
São Silvestre será vendido em DVD - Credito: Divulgação
Lina Chamie produziu em 2010 e lançou no ano seguinte um documentário de 18 minutos também chamado “São Silvestre”, retratando aspectos comuns tanto para os astros da elite quanto para os milhares de anônimos que anualmente participam da prova.


Exibido no festival de documentários “É Tudo Verdade” em 2011, o curta ganhou elogios e deu fôlego para a cineasta seguir em frente com o projeto do longa-metragem.


“Acho bacana ter os dois juntos no DVD porque o curta fala muito da ocupação da Avenida Paulista, do cidadão. É muito emocionante neste sentido. O longa é bem mais sensorial, diferente, uma aposta radical”, afirmou a diretora.


Um dia antes de chegar às lojas em DVD, São Silvestre fica disponível em três plataformas de vídeo on demand: iTunes, NetNow e Google Play.

Conteúdo Patrocinado