Mãe há quase um ano, marchadora Érica Sena se classifica aos Jogos de Paris 2024 - Gazeta Esportiva
Mãe há quase um ano, marchadora Érica Sena se classifica aos Jogos de Paris 2024

Mãe há quase um ano, marchadora Érica Sena se classifica aos Jogos de Paris 2024

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/06/2023 às 18:26

São Paulo, SP

No último sábado, Érica Sena, recordista brasileira dos 20km de marcha atlética, garantiu, no GP de La Coruña, os índices dos 20km necessários para se classificar para a Olimpíada de 2024, em Paris, e para o Campeonato Mundial de Budapeste, que ocorre de 19 a 27 de agosto. Além disso, assegurou sua participação no Troféu Brasil, que será disputado de 6 a 9 de julho, em Cuiabá.

A marchadora, mãe de Kylian, de 11 meses, finalizou a prova na sétima posição, com um tempo de 1h28min53s, batendo as marcas mínimas exigidas para as duas importantes competições, que pediam um tempo máximo de 1h29min20s.

"A prova foi muito forte, como já se esperava, mas acredito que ainda posso melhorar. Foi uma prova diferente das que costumo fazer. Me senti um pouco travada desde o início. Não me senti bem em nenhum momento. As pernas não respondiam. Normalmente, consigo fazer os primeiros 10km bem e, nos últimos 10km, sou ainda mais rápida. Não foi isso o que aconteceu", disse a brasileira.

Veja também:
Conheça o canal da Gazeta Esportiva no YouTube

Érica Sena também afirma que, durante o andamento da competição, até cogitou abandonar. "Me senti pesada. Pensei muitas vezes em parar. Foi uma das provas mais difíceis da minha carreira. Ainda bem que contei com o apoio de meu treinador (e marido Andrés Chocho), que me disse que conseguiria o índice. Tirei forças não sei de onde para completar”, contou.

Depois de concluir a etapa em território espanhol, Érica, o filho, o marido e a irmã voltaram para o Equador, onde moram atualmente. A família passou cerca de três meses na Europa para os treinamentos e as competições da pernambucana.

Além do GP de La Coruña, a brasileira participou de outras três competições. Terminou na quinta colocação nos 35km de Dudince, na Eslováquia, com índice para o Mundial; ficou em segundo lugar no GP de Varsóvia, na Polônia; e acabou em sexto no GP de Rio Maior, em Portugal, ambas nos 20 km.

Conteúdo Patrocinado