Fundista do SPFC se inspira em José João para primeira São Silvestre - Gazeta Esportiva
Fundista do SPFC se inspira em José João para primeira São Silvestre

Fundista do SPFC se inspira em José João para primeira São Silvestre

Gazeta Esportiva

Por André Sender

11/12/2014 às 09:00

São Paulo, SP


A 90ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre será a primeira para o fundista brasileiro Luiz Ferreira Mesquita. Atleta do São Paulo Futebol Clube, ele se inspira na história de José João da Silva, que subiu ao lugar mais alto do pódio na Avenida Paulista duas vezes defendendo as cores do clube do Morumbi.


José João conquistou a São Silvestre em 1980 e 1985, ambas como atleta do Tricolor. Seu primeiro título foi responsável por quebrar um jejum de 35 anos sem atletas nacionais vencendo a tradicional corrida realizada em 31 de dezembro.

Luiz Ferreira Mesquita
Luiz Ferreira Mesquita - Credito: Sergio Barzaghi/Gazeta Press


“A ideia do atletismo do São Paulo hoje é resgatar toda essa história e tradição. O José João é sócio do clube, sempre vai aos nossos treinos e passa dicas. Ele é um cara que ajuda muito porque tem muita experiência e teve uma grande carreira”, afirmou o fundista são-paulino.


Luiz Mesquita disputará a São Silvestre pela primeira vez na carreira. Aos 25 anos de idade, ele se dedica profissionalmente ao atletismo há pouco mais de uma temporada, quando chegou ao São Paulo. Como preparação, disputou no último fim de semana a Corrida Sargento Gonzaguinha.


José João
José João - Credito: Acervo/Gazeta Press
Na prova, também de 15km e realizada em homenagem à Escola de Educação Física da Polícia Militar, o fundista tricolor ficou com a quarta colocação, com a marca de 47min33s. A Gonzaguinha foi vencida por Sérgio Celestino da Silva, com 46min08s, com Adriano Pacheco e Fábio Ramos dos Santos completando o pódio.


“Fiz uma prova ritmada, corri pensando na São Silvestre, que é muito tática. Essa é uma corrida muito tradicional e nunca imagina vir e ficar entre os cinco primeiros. E se eu repetir lá o que fiz aqui será um bom resultado. Na casa de 47min na São Silvestre não é ruim, não”, explicou.


Disputada ininterruptamente desde 1924, a São Silvestre chega a este ano a sua 90ª edição. Em 2014, a prova começará na Avenida Paulista, na altura da Rua Frei Caneca, e terá a chegada após 15km em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Avenida Paulista, no número 900.

Conteúdo Patrocinado