Brasil venceu a competição em 2014, em São Paulo (Foto: Fernanda Paradizo/CBAt)
No mês de maio, entre os dias 14 e 16, acontecerá o evento-teste de atletismo, no estádio do Engenhão. Além de servir como demonstração para os Jogos, o torneio também valerá como Ibero-Americano da modalidade.
Leia mais:
- Com dois atletas olímpicos, Seleção de marcha é convocada para Sul-Americano
- Seleção de atletismo inicia período de treinos e competições nos EUA
A Associação Ibero-Americana de Atletismo possui 29 países, das Américas, África e também da Europa. 14 nações fizeram o pedido de inscrição para o campeonato, e o prazo se encerra na próxima sexta-feira.
Em relação à Seleção Brasileira, a expectativa é de que vários dos principais atletas participem do evento. 78 competidores estão pré-inscritos, e a Confederação Brasileira de Atletismo deve convocar dois por tipo de prova. O presidente da CBAt, José Antônio Martins Fernandes, falou sobre a expectativa para o torneio. “Esta edição será ainda mais especial por ser evento-teste”, declarou.
A expectativa é que no Ibero-Americano sejam testados todo o sistema tecnológico do Engenhão, além dos detalhes de como será a organização para o trabalho da imprensa. O superintendente da CBAt, Martinho dos Santos, falou sobre a importância do evento. “Será fundamental para o Comitê Rio 2016 observar detalhes da organização”, pontuou.
O Brasil é o atual campeão do torneio. Em 2014, em São Paulo, foram 48 medalhas, sendo 16 de ouro. O país venceu oito das 16 edições do Campeonato Ibero-Americano.