Associação de boxe afasta todos os juízes do Rio 2016 para investigação - Gazeta Esportiva
Associação de boxe afasta todos os juízes do Rio 2016 para investigação

Associação de boxe afasta todos os juízes do Rio 2016 para investigação

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/10/2016 às 16:39

São Paulo, SP

(Foto: Yuri Cortez/AFP)
Decisões dos juízes criaram polêmicas no Rio 2016 (Foto: Yuri Cortez/AFP)


Diversas lutas de boxe nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que necessariamente são decididas por pontos, pegaram muitos de surpresa. Isso porque os juízes tomaram algumas decisões controvérsas durante a competição. Diante desse cenário, a Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba) optou por afastar todos os árbitros que aturam no Rio 2016.

"Os resultados de uma investigação específica permitirão que a Aiba avalie qual ação precisa ser tomada. Nesse meio tempo, foi decidido que os 36 juízes usados nos Jogos Olímpicos não vão atuar em qualquer evento da Aiba até que a investigação seja concluída, juntamente com outras medidas imediatas tomadas pelas comissões", disse a Associação em nota oficial.

Alguns árbitros foram afastados ainda durante a realização das Olimpíadas, e a entidade revelou que a ação foi realizada visando a boa realização do torneio até o seu final.

"Enquanto a maioria das competições de boxe no Rio 2016 foi recebida de forma muito positiva, graças ao alto nível de boxe, um pequeno número de decisões indicaram que reformas nos procedimentos eram necessárias. Decisões iniciais foram feitas no local, durante a Rio 2016, para garantir o bom funcionamento do resto da competição", concluiu.

Apesar das críticas, a Aiba declarou que acredita que o atual sistema de dez pontos, que define o vencedor do confronto, seja a maneira mais justa de indicar o ganhador. Além disso, os critérios utilizados contribuem para a manutenção do alto nível do boxe durante a luta.

Conteúdo Patrocinado