Maria Portela e Tiago Camilo iniciam o dia com vitória no judô - Gazeta Esportiva
Maria Portela e Tiago Camilo iniciam o dia com vitória no judô

Maria Portela e Tiago Camilo iniciam o dia com vitória no judô

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/08/2016 às 10:44 • Atualizado: 30/05/2017 às 15:12

São Paulo, SP

Maria Portela venceu a rival marroquina nesta quarta-feira e avançou à segunda rodada (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)
Maria Portela venceu a rival marroquina nesta quarta-feira e avançou à segunda rodada (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)


Maria Portela estreou com uma importante vitória na categoria até 70kg nesta quarta-feira. Enfrentando Assmaa Ninag, do Marrocos, a brasileira teve algumas dificuldades para encaixar bons golpes durante o tempo regulamentar, entretanto, não se desconcentrou e na prorrogação aplicou um yuko, o suficiente para se manter viva na disputa por mais uma medalha para o Brasil.

Maria Portela entrou no tatame com o objetivo de superar o trauma de Londres 2012, quando foi derrotada facilmente pela colombiana Yuri Alvear. Mostrando disposição durante todo o momento e não se escondendo do contato, a gaúcha, enfim, conseguiu a redenção.

Apesar da vitória, ela já volta o seu foco na próxima rodada, quando terá pela frente a austríaca Bernadette Graf. O duelo promete ser difícil novamente, já que a adversária é uma das melhores colocadas no ranking mundial da categoria até 70kg. Portela é a atual número 13 do mundo, enquanto a rival ocupa a sétima colocação.

Quem também estreou muio bem foi Tiago Camilo. Medalhista em Sidney 2000 (prata) e Pequim 2008 (bronze), o judoca superou o sul-africano Zack Piontek sem muitas dificuldades. Após aplicar um importante yuko ainda no início do duelo, o brasileiro aproveitou a necessidade do adversário em atacá-lo para, já nos último segundos da luta, finalizar com um ippon e selar sua classificação para a terceira rodada.

Agora, Tiago Camilo terá pela frente o judoca do Azerbaijão Mammadali Mehdiyev. 21º do mundo na categoria até 90kg, o brasileiro deverá ter uma luta nivelada, já que seu rival também ocupa uma posição semelhante, figurando no 24º lugar.

Conteúdo Patrocinado