Altobeli não bateu recorde, mas assegurou índice olímpico neste sábado (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
A etapa deste sábado do Troféu Brasil de Atletismo trouxe mais um índice olímpico na modalidade. O vencedor foi o paulista Altobeli Santos Silva, que confirmou o marco de 8min29s08 na prova dos 3000m com obstáculos, e carimbou a vaga nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Altobeli ainda correrá a final dos 5000m, no domingo, às 9h (de Brasília). O atleta declarou que tentou quebrar o recorde de Clodoaldo Lopes do Carmo, de 8min27s88. “Corri sozinho, no final senti bastante o cansaço e não consegui alcançar a marca”, explicou Altobeli.
Entre os já qualificados para os Jogos, bons desempenhos foram demonstrados em São Bernardo do Campo. Juliana dos Santos, que competirá nos 3000m com obstáculos, faturou a prata nos 5000m. A vencedora foi Jenifer do Nascimento Silva, com 16min32s01.
Luiz Alberto de Araújo, classificado para o decatlo, subiu no posto mais alto do pódio neste sábado. O atleta marcou 8070 pontos no total, e seguirá em preparação para as Olimpíadas.
Na marcha de 20km, os qualificados Caio Bonfim e Erica Sena também venceram. O atleta faturou o tetra na prova, após cruzar a linha de chegada com 1h23s26 de tempo. Sena ficou com o sexto ouro seguido na prova, ao completá-la em 1h37min38.
Moacir Zimmermann, também classificado na modalidade, fez o quarto melhor tempo, 1h25min58. José Alessandro Bagio e Mario José dos Santos Junior, que têm a vaga garantida, não completaram a prova montada na Avenida Lauro Gomes, na cidade do ABC Paulista.