A Seleção Brasileira massacrou Porto Rico na estreia dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Cestinha da partida, o pivô Rafael Hettsheimeir atribui o triunfo por 92 a 59, alcançado na tarde desta terça-feira, à consistência apresentada pelo sistema de marcação na partida.
"O fator chave para a nossa vitória foi a defesa. Abrimos 21 pontos nos sete minutos de jogo e aumentamos a diferença para 37 (47 a 10) na metade do segundo quarto. Mas todos deram 100% na defesa para que isso funcionasse”, afirmou o jogador.
Responsável por 19 pontos diante de Porto Rico, três a mais que Vitor Benite, Hettsheimeir terminou como cestinha. O pivô converteu cinco dos oito arremessos de três tentados durante a partida - a precisão do atleta nos chutes de longa distância chega a impressionar.
“Apesar de jogar na posição de pivô, o chute de três é uma arma que tenho. Mas é resultado de muito treino e confiança. Já fazia isso na Espanha e tem me ajudado muito na Seleção", declarou Hettsheimeir, que ainda acertou duas de três tentativas para dois pontos.
Com arremessos precisos de três pontos, pivô brasileiro Rafael Hettsheimeir terminou a estreia como cestinha - Credito: Gaspar Nóbrega/Inovafoto
Vitor Benite, um dos destaques do Brasil contra Porto Rico, também elogiou a retaguarda. “Mesmo com a vantagem no placar, continuamos focando na defesa e na saída de contra-ataque. Todos os jogadores que entraram foram bem e assumiram o jogo. Essa postura nos dá muita confiança para a continuidade da competição”, afirmou.
Animada pela estreia bem-sucedida nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, a Seleção Brasileira volta à quadra para enfrentar a Venezuela às 14h30 (de Brasília) desta quarta-feira. O triunfo por diferença significativa no jogo de abertura não pode desconcentrar o time, alertou Benite.
“A vitória foi só o primeiro passo. Continuamos focados e com o pé no chão para o confronto com a Venezuela, que é um time de muito físico e velocidade. Precisamos fazê-los jogar no cinco contra cinco para impor nosso estilo de jogo”, declarou o brasileiro.