São Paulo é anunciado como novidade para próxima edição da Copa Flórida - Gazeta Esportiva
São Paulo é anunciado como novidade para próxima edição da Copa Flórida

São Paulo é anunciado como novidade para próxima edição da Copa Flórida

Gazeta Esportiva

Por Marcelo Baseggio*

15/09/2016 às 13:01 • Atualizado: 15/09/2016 às 15:09

São Paulo, SP

florida
(Foto: Marcelo Baseggio)


Foram anunciadas nesta quinta-feira as equipes que participarão da Copa Flórida 2017. Em entrevista coletiva, o CEO do torneio, Ricardo Villar, revelou a participação do São Paulo como um dos clubes que não haviam sido oficializados previamente, ao contrário de Corinthians, Atlético-MG, Internacional e Vasco, outros brasileiros que estarão presentes na competição de pré-temporada. Shnaghai SIPG, da China, e Millnarios, da Colômbia, foram as outras novidades.

Essa é a primeira vez que o Tricolor paulista participará do evento. Entre os brasileiros, o clube que mais jogou a Copa Flórida é o Corinthians, com duas aparições. Essa será a terceira vez do Timão nos Estados Unidos, enquanto o Fluminense, outro brasileiro com duas participações ficará de fora do torneio.

Criada em 2015, desta vez a Copa Flórida consistirá em dois formatos distintos. Vasco, Corinthians, São Paulo e Internacional jogarão os playoffs, entre os dias 15 e 21. Todas as partidas serão mata-mata e cada clube entrará em campo pelo menos duas vezes no campeonato. Mesmo se forem derrotados já nas quartas de final, eles voltam a campo para enfrentarem os outros times que também levaram a pior neste estágio da competição.

O São Paulo começa sua caminhada contra o Shanghai SIPG, time chinês que conta com bons nomes, como Hulk e Conca. Do mesmo lado da chave o Inter terá o Millonarios, da Colômbia, pela frente. O Vasco pega o Barcelona de Guayaquil e caso avance pode medir forças contra o Corinthians, que joga contra o River Plate na estreia.

O outro formato é o chamado “Choque de Nações”, que antecede os playoffs e será realizado entre os dias 7 e 15 de janeiro. Alemanha, EUA e Brasil terão dois clubes cada um que os representarão na competição. Todos jogam contra todos e o país que tiver os times mais bem-sucedidos deste torneio acaba se sagrando “campeão”, algo semelhante ao que acontece no tênis com a Copa Davis. Flamengo e Atlético-MG serão os representantes brasileiros, Bayer Leverkusen e Wolfsburg os alemães, e Tampa Bay Rowdies e mais um time norte-americano a definir tentarão trazer o título aos EUA.

Neste ano, o Atlético-MG acabou com o título ao vencer seus dois compromissos na Flórida. Confirmado novamente no ano que vem, o Galo chegará para tentar defender o título da competição. Outros três brasileiros presentes no torneio de 2016, o Fluminense ficou apenas em oitavo lugar, enquanto o Inter finalizou sua participação em terceiro, seguido pelo Corinthians, em quarto.

Confira as partidas da Copa Flórida:

Choque de Nações

1º rodada -
Tamba Bay Rowdies x Wolfsburg
Equipe a definir x Bayer Leverkusen

2º rodada -
Bayer Leverkusen x Atlético-MG
Wolfsburg x Flamengo

3º rodada -
Atlético-MG x Tamba Bay Rowdies
Flamengo x Equipe a definir

Playoffs

São Paulo x Shanghai SIPG
Internacional x Milionarios
Corinthians x River Plate
Vasco da Gama x Barcelona de Quayaquil

*Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado