Torcida da Lazio comemora gol de atleta negro depois de entoar cânticos racistas - Gazeta Esportiva
Torcida da Lazio comemora gol de atleta negro depois de entoar cânticos racistas

Torcida da Lazio comemora gol de atleta negro depois de entoar cânticos racistas

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/08/2015 às 20:30

São Paulo, SP

Lazio's forward from Senegal Balde Diao Keita celebrates after scoring a goal during the UEFA Champions League playoff football match between Lazio and Bayer Leverkusen, at Olympic stadium in Rome on August 18, 2015. AFP PHOTO / ALBERTO PIZZOLI
Ironicamente, o senegalês Baldé Keita foi o autor do gol dos italianos (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)


A vitória da Lazio por 1 a 0 sobre o Bayer Leverkusen nesta terça-feira pela fase preliminar da Liga dos Campeões foi marcada por mais um ato de racismo no futebol europeu. Desta vez, o brasileiro Wendell e o alemão Johnathan Tah foram o alvo de cânticos de teor racial por parte da torcida italiana no Estádio Olímpico.

Ironia do destino, quando a partida se encaminhava para um empate sem gols, o senegalês Baldé Keita aproveitou um vacilo da defesa alemã, arrancou em velocidade e bateu no canto para dar a vitória à Lazio. Nas arquibancadas, festa da torcida italiana para o gol de um jogador negro.

Até o momento, nenhuma autoridade se pronunciou sobre a atitude dos torcedores da Lazio. Durante a partida, o locutor do estádio chegou a pedir o fim dos cânticos racistas, já que o árbitro poderia paralisar a partida. No entanto, a solicitação não foi atendida.

Os ultras (torcedores organizados) da Lazio são conhecidos por serem abertamente adeptos da ideologia fascista. O clube, inclusive, era o preferido de Benito Mussolini, principal ideólogo da filosofia de extrema-direita, que governou a Itália entre 1922 e 1943.

Conteúdo Patrocinado