Rooney alcança marca histórica e Inglaterra garante primeira colocação - Gazeta Esportiva
Rooney alcança marca histórica e Inglaterra garante primeira colocação

Rooney alcança marca histórica e Inglaterra garante primeira colocação

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/09/2015 às 17:48 • Atualizado: 08/09/2015 às 18:26

São Paulo, SP

England's striker Wayne Rooney celebrates after scoring from the penalty spot to score his 50th goal for England, making him the country's all-time goal scorer, during the Euro 2016 qualifying group E football match between England and Switzerland at Wembley Stadium in west London on September 8, 2015.    AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS NOT FOR MARKETING OR ADVERTISING USE / RESTRICTED TO EDITORIAL USE
Rooney se tornou o maior artilheiro da história da seleção inglesa (Foto: AFP/Adrian Dennis)


Nesta terça-feira, Inglaterra e Suíça se enfrentaram no Estádio de Wembley e o britânicos saíram vencedores por 2 a 0 com um gol de Harry Kane e outro de Wayne Rooney, que se tornou o maior artilheiro da história da Seleção Inglesa, com 50 gols marcados, ultrapassando o ídolo Bob Charlton.

Rooney marcou pela primeira vez com a camisa da Inglaterra em setembro de 2003. Soma agora 50 gols em 107 jogos, contra 49 em 106 de Bobby Charlton (jogou entre 1958 e 1970). Aos 29 anos, o atacante do Manchester United, emocionado com a noite especial, parece ter tempo para ampliar ainda mais a marca em um futuro próximo.

Além da marca história, o capitão também garantiu a primeira colocação do grupo E, já que o English Team chegou aos 24 pontos, deixando os suíços com 15, na segunda colocação do torneio. Com apenas duas rodadas restantes, o time Shaqiri e companhia não tem mais como alcançar os britânicos.

A Suíça, devido a vitória da Eslovênia sobre a Estônia, ainda não se garantiu na Eurocopa 2016 e dependerá das duas próximas rodadas para confirmar sua classificação. O próximo jogo dos suíços acontece na sexta-feira (09), ás 15h45 (de Brasília), em casa, contra San Marino, seleção já eliminada do torneio. Já os ingleses entram em campo para tentar manter seus 100% de aproveitamento. Para isso, enfrentam Estônia, em casa, no mesmo dia e horário do confronto dos suíços.

O JOGO

England's striker Wayne Rooney reacts after scoring from the penalty spot, his 50th goal for England, making him the country's all-time goal scorer, during the Euro 2016 qualifying group E football match between England and Switzerland at Wembley Stadium in west London on September 8, 2015.    AFP PHOTO / GLYN KIRK NOT FOR MARKETING OR ADVERTISING USE / RESTRICTED TO EDITORIAL USE
Rooney se emociou na celebração de seu gol histórico. (Foto:AFP/Glyn Kirk)


A Inglaterra praticamente só precisava de um empate para se classificar como primeira colocada do grupo E, mas mesmo assim, tomou a iniciativa do jogo. Logo aos seis minutos, Cahill cabeceou com perigo e o goleiro Sommer caiu no canto para fazer a defesa. A bola ainda bateu em Rooney antes de sair pela linha fundo.

Aos 17, a Inglaterra voltou a assustar e Rooney quase bateu o recorde de Bob Charlton. O atacante recebeu de Milner, invadiu a área e chutou colocado. A bola passou perto, mas foi para fora.

Em seguida, a dupla inverteu os papéis e o capitão foi quem serviu o meia Milner. O chute foi na direção do gol, mas a bola foi fraca e Sommer defendeu sem maiores problemas.

A Suíça só chegou a assustar aos 30 minutos, com o veloz Shaqiri. O novo contratado do Stoke City foi lançado e saiu na cara do gol, mas Hart saiu rápido e dividiu com o atacante, afastando a bola. Muita reclamação dos suíços por um possível pênalti no lance.

No final do primeiro tempo, novamente a Suíça ameaçou o gol de Hart. Em um contra-ataque rápido puxado por Shaqiri, Drmic recebeu a bola na entrada da área, ajeitou o corpo e bateu de pé direito, mas chutou para fora.

Na segunda etapa os ingleses seguiram pressionando e, com cinco minutos, tiveram duas oportunidades de gol. Sterling recebeu de Barkley e, marcado, devolveu o passe, mas o meia do Everton chutou para o corte da defesa. Em seguida, Chamberlain foi à linha de fundo e cruzou para Rooney. O cabeceio teve direção, mas foi fraco.

Com tamanha pressão, a Inglaterra chegou ao seu gol com Harry Kane. Rooney abriu para Luke Shaw, que cruzou rasteiro para o meio. O atacante do Tottenham apareceu bem e finalizou de perna esquerda, balançando as redes. Foi o terceiro gol de Kane em quatro partidas na competição.

Ainda houve tempo para Rooney fazer seu gol histórico e se tornar o maior artilheiro da história da Inglaterra. Com 38 minutos jogados, Sterling driblou na grande área e caiu após o leve toque de Xhaka. O capitão inglês pegou a bola e bateu forte, no alto, para vencer o goleiro Sommer. Na comemoração, lágrimas de Rooney por chego ao 50º gol e ultrapassado Bob Charlton como o maior artilheiro da história da Seleção Inglesa.

England's striker Wayne Rooney (R) shoots from the penalty spot to score the second goal of the match, Rooney's 50th goal for England, during the Euro 2016 qualifying group E football match between England and Switzerland at Wembley Stadium in west London on September 8, 2015.  Wayne Rooney became England's all-time leading goal-scorer after netting his 50th international goal in a historic 2-0 victory over Switzerland at Wembley in Euro 2016 qualifying on Tuesday.    AFP PHOTO / GLYN KIRK NOT FOR MARKETING OR ADVERTISING USE / RESTRICTED TO EDITORIAL USE
De pênalti, Rooney decretou a vitória inglesa por 2 a 0 e garantiu a primeira collocação do grupo para o English Team (Foto: AFP/Glyn Kirk)


Confira os outros jogos de hoje das Eliminatórias da Eurocopa:
Belarus 2 x 0Luxemburgo
Macedônia 0 x 1 Espanha
Eslováquia 0 x 0 Ucrânia
Inglaterra 2 x 0 Suíça
Lituânia 2 x 1 San Marino
Eslovênia 1 x 0 Estônia
Liechtenstein 0 x 7 Rússia
Moldova 0 x 2 Montenegro
Suécia 1 x 4 Áustria

Conteúdo Patrocinado