Futebol Internacional/Liga dos Campeões

Real Madrid busca vaga e paz no Chipre; Sevilla e Liverpool duelam

Gazeta Press - Rio de Janeiro , RJ
21/11/2017 09:00:40 — 21/11/2017 09:03:33

Em: Borussia Dortmund, Futebol, Liga dos Campeões, Liverpool, Manchester City, Monaco, Napoli, Porto, Real Madrid, Sevilla, Tottenham
Cristiano Ronaldo também busca redenção: em baixa no Espanhol, português é o artilheiro da Champions, com seis gols (Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP)

Com a possibilidade de várias definições importantes, a penúltima rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa começa nesta terça-feira. Destaque para o Real Madrid, que precisa de um triunfo diante do Apoel no Estádio GSP, em Nicósia, no Chipre, para assegurar a vaga nas oitavas de final. Os merengues aparecem na segunda posição do Grupo H com sete pontos, três a menos que o líder Tottenham, já classificado.

Se ganhar o jogo, o Real Madrid se classifica e ameniza a crise. O time, que no fim de semana empatou sem gols com o Atlético de Madrid, está na terceira posição do Campeonato Espanhol, longe do título. Na Champions League, que vinha salvando o time, a derrota de 3 a 1 para o Tottenham acabou frustrando os torcedores na rodada passada.

“Nós precisamos ganhar este jogo, pois é isso que se espera de um time que está defendendo o título como é o Real Madrid. Vamos a campo com o pensamento de fazermos a nossa parte e darmos um passo importante na temporada, atingindo um dos objetivos”, disse o francês Zinedine Zidane, do Real Madrid.

O Real Madrid também pode se classificar em caso de empate, mas, para isso, depende de um tropeço do Borussia Dortmund, que divide a última posição com o Apoel, ambos com dois pontos, e que recebe o Tottenham na Alemanha.

Sevilla pega o Liverpool – Outro duelo interessante da rodada é o choque entre Sevilla e Liverpool, que medem forças no Estádio Ramón Sánchez Pijzuán, em Sevilha. Os ingleses lideram com oito pontos, um a mais que os espanhóis. O vitorioso estará nas oitavas, enquanto que o perdedor pode ficar ameaçado pelo Spartak Moscou, que tem cinco pontos e recebe o Maribor, da Eslovênia, lanterna com um ponto.

“Vamos para uma decisão na Espanha. Um jogo perigoso, contra uma grande força, mas não queremos deixar a classificação para a rodada final”, disse Roberto Firmino, atacante do Liverpool.

Pelo Grupo F, o Manchester City, líder com 12 pontos, recebe o Feyenoord, lanterna sem ter pontuado, no Estádio Etihad, em Manchester, na Inglaterra. Com cem por cento de aproveitamento, os ingleses estão classificados. Quem vive um drama na chave é o Napoli, que tem três pontos e precisa fazer a lição de casa contra o Spartak Moscou, que soma nove pontos, em choque programado para o Estádio San Paolo, em Nápoles.

No Grupo G, o drama é do Monaco, que segura a lanterna com dois pontos e recebe o Leipzig, da Alemanha, que tem quatro pontos, no Estádio Louis II, no Principado de Mônaco. Os franceses precisam vencer e ainda torcer para o Porto, vice-líder com seis pontos, ser derrotado na Turquia pelo líder Besiktas, que se garante com empate.

Pelo regulamento, as equipes se enfrentam em turno e returno dentro dos seus respectivos grupos e ao fim da disputa, os dois primeiros se classificam para as oitavas de final, enquanto que o terceiro colocado, como prêmio de consolação, vai disputar as fases decisivas da Liga Europa.

Abaixo, todos os confrontos programados para esta terça-feira pela Liga dos Campeões da Europa, respeitando o horário de Brasília:

GRUPO E
15h00: Spartak Moscou x Maribor
17h45: Sevilla x Liverpool

GRUPO F

17h45: Napoli x Shakhtar Donetsk
17h45: Manchester City x Feyenoord

GRUPO G
15h00: Besiktas x Porto
17h45: Monaco x Leipzig

GRUPO H
17h45: Borussia Dortmund x Tottenham
17h45: Apoel x Real Madrid