Portugal faz dever de casa, vence confronto direto e está na Copa - Gazeta Esportiva
Portugal faz dever de casa, vence confronto direto e está na Copa

Portugal faz dever de casa, vence confronto direto e está na Copa

Gazeta Esportiva

Por Mateus Videira

10/10/2017 às 17:40 • Atualizado: 10/10/2017 às 18:59

São Paulo, SP

O duelo decisivo e tão esperado aconteceu nesta terça-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa. Portugal e Suíça, soberanos no Grupo B das Eliminatórias para a Copa do Mundo decidiram a vaga direta no Mundial e os lusos se saíram melhor. Com um gol contra e outro de André Silva, a seleção de Fernando Santos venceu por 2 a 0 e colocou o adversário no caminho da repescagem.

Os outros dois confrontos do grupo já não tinham nenhuma validade em quesito de classificação. No duelo dos lanternas, a Letônia goleou a a seleção de Andorra por 4 a 0 e encerrou a participação nas Eliminatórias com um triunfo e sete pontos na tabela. No outro jogo, a Hungria venceu Ilhas Faroe por 1 a 0 e e encerraram a campanha.

Portugal vence confronto direto e garante vaga direta 




Os primeiros 45 minutos foram de muita disputa, mas pouca efetividade nas conclusões. O que se viu foram duas equipes muito tensas e a seleção de Portugal abusando dos cruzamentos para área na tentativa de conseguir o tão sonhado gol, que saiu apenas na reta final. O início do time luso foi muito intenso, trocando passes no meio-campo e tentando furar a defesa compacta e sólida do time da Suíça.

Os visitantes tiveram um momento de mais destaque no jogo, depois dos 10 minutos iniciais. Enquanto Portugal abusava dos erros de passe e das ligações diretas, os suíços aproveitaram as tabelas e as infiltrações para serem mais insinuantes e assustarem o gol de Rui Patrício. Retomando o controle do jogo, Portugal teve sua primeira grande chance apenas aos 33 minutos. João Moutinho recuperou uma bola na intermediária e abriu na ponta para Bernardo Silva. O camisa 11 bateu firme e obrigou uma grande defesa do goleiro Sommer, que espalmou para escanteio.

O tão esperado e suado gol saiu no final do primeiro tempo e o lance foi um tanto quanto disputado, exemplificando bem a tônica do jogo. Aos 42 minutos, Eliseu levantou a bola para área e Sommer tentou sair do gol, dividindo com João Mário e com o próprio defensor. No lance da rebatida, Djourou acabou desviando contra a própria meta e deu o gol para Portugal.

O segundo tempo contou com o time suíço mais dedicado a fazer o gol para ir de forma direta ao Mundial do próximo ano. Do outro lado, Portugal não se acomodou com a vantagem mínima e também seguia em busca do segundo tento, deixando o duelo muito franco. Logo aos cinco minutos, Shaqiri teve a primeira oportunidade. Em cobrança de falta, o meio-campista tirou da barreira, mas parou em Rui Patrício, que encaixou sem grandes dificuldades.

A vantagem de Portugal aumentou aos 12 minutos com André Silva. Em boa jogada tramada pela linha de fundo com João Moutinho, Bernardo Silva limpou o lance e cruzou rasteiro. Sozinho, o atacante do Milan teve tempo de dominar e empurrar para as redes.

Com dois gols atrás no placar, a Suíça tentou de todas as formas possíveis. Um lance com Shaqiri, que contou com o desvio de Seferovic assustou a meta de Rui Patrício. As ações ofensivas do visitante foram cessando com o passar dos minutos e Portugal apenas conduziu o confronto. Os lusos ainda tiveram oportunidades em contra-ataques, mas todas desperdiçadas. Com o triunfo, o time de Cristiano Ronaldo e companhia está na Copa de forma direta.

Letônia termina com vitória

O duelo de eliminados entre Letônia e Andorra reservou uma grande goleada. Com dois gols no primeiro tempo e outros dois no segundo, os 4 a 0 representaram um fechamento de Eliminatórias honroso. Ikaunieks, Sabala, em duas oportunidades, e Tarasovs deram números finais ao confronto.

Hungria vence por 1 a 0 Ilhas Faroe

A seleção da Hungria evitou um vexame ainda maior e venceu Ilhas Faroe pelo placar mínimo de 1 a 0. Depois de um primeiro tempo muito fraco, os 45 minutos finais reservaram o gol de Bode e o triunfo que encerrou a participação nas Eliminatórias Europeias

Conteúdo Patrocinado