Schweinsteiger vira boneco nazista e ameaça processar empresa fabricante

São Paulo, SP

22-10-2015 15:38:51

O meia do Manchester United e da Seleção da Alemanha, Bastian Scweinsteiger foi pego de surpresa ao se ver retratado em um boneco produzido por uma empresa chinesa que é muito semelhante ao jogador e ainda leva o mesmo nome. Além de não ter consultado ou adquirido os direitos de imagem do atleta, a empresa DiD Corporation pode ser processada pelo atleta por tê-lo retratado com uniformes nazistas.

(Foto: Reprodução)
Empresa alega que semelhanã é mera coincidência (Foto: Reprodução)

O boneco chamou a atenção após ser notícia no jornal alemão Bild, que comparou a semelhança da miniatura que leva o nome de “Bastian” com o jogador alemão. Entretanto, um porta-voz da empresa, que tem sede em Hong Kong, disse que o nome e a aparência do boneco são meras coincidências.

“Nós não vendemos nenhuma figura que se assemelhe a jogadores de futebol. O fato de Bastian e Scweinsteiger se parecerem é uma completa coincidência. A figura é baseada em um típico alemão e nós acreditamos que muitos alemães têm essa aparência. Além disso, Bastian é um nome muito comum na Alemanha”, disse o porta voz.

Apesar da negação da empresa, Scweinsteiger já consultou seus advogados para saber quais as medidas legais cabíveis e para saber se a imagem do jogador foi ou não violada. Ulrich Amelung, responsável por defender o campeão do mundo, deixou claro que medidas serão tomadas em breve.

“É uma clara violação dos direitos de imagem de Schweinsteiger. Vê-lo como um soldado, com armamento e a suástica também é um insulto e uma difamação”. A figura estava sendo vendida na Europa ao preço de 90 euros (R$ 392), mas já foi retirada de circulação.

Schweinsteiger deve tomar medidas legais contra a empresa que produziu o boneco (Foto: AFP)
Schweinsteiger deve tomar medidas legais contra a empresa que produziu o boneco (Foto: AFP)

Deixe seu comentário