Itália supera bolas no travessão e vence a Polônia com gol nos acréscimos - Gazeta Esportiva
Itália supera bolas no travessão e vence a Polônia com gol nos acréscimos

Itália supera bolas no travessão e vence a Polônia com gol nos acréscimos

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/10/2018 às 17:45 • Atualizado: 14/10/2018 às 17:51

São Paulo, SP

Foi na raça, na vontade e também na sorte que a Itália conseguiu um importante triunfo neste domingo. Pela quarta rodada da Liga das Nações, a Azzurri superou as duas bolas no travessão no primeiro tempo, grandes intervenções de Szcznesy e um segundo tempo morno para, nos acréscimos, triunfar sobre a Polônia no Estádio Slaski, por 1 a 0, com gol de Biraghi.

Os primeiros 45 minutos foram de completo domínio italiano. Logo aos dois minutos, Jorginho parou na trave, fato que se repetiu aos 36, mas desta vez com Insigne. No restante, o time comandado por Mancini apresentou uma postura diferente das últimas partidas, com um sistema defensivo muito sólido e um ataque de muita intensidade e movimentação.

Se a etapa inicial foi de domínio italiano, o segundo tempo foi de maior equilíbrio. Omissa no campo ofensivo até então, a Polônia criou três boas chances, duas com Grosicki e uma com Milik. Todas, porém, foram interceptadas por Donnarumma. Já a Azzurri não demonstrou o mesmo ímpeto de outrora, mas conseguiu mostrar uma eficiência que outrora não foi apresentada, conseguindo o gol da vitória já nos acréscimos com Biraghi.

Com a vitória, a Itália chegou aos quatro pontos e encostou em Portugal, líder do Grupo com seis. As duas seleções, aliás, voltam a se enfrentar em novembro, no San Siro. Já a Polônia estacionou no único ponto conquistado e terá de vencer também a seleção lusa para manter tentar se manter na chave principal da Liga das Nações.

Itália perdeu muitas chances e saiu de campo apenas com o empate (Foto: Janek SKARZYNSKI / AFP)


O JOGO

Depois de uma estreia na Liga das Nações em que sucumbiu à pressão de Portugal e acabou saindo de campo derrotada, a Itália entrou em campo para jogar contra a Polônia com uma postura completamente diferente, mais ofensiva, assustando a meta de Szczesny logo aos dois minutos. No lance, Jorginho arriscou da entrada da área e a bola explodiu no travessão.

Ao mesmo tempo em que tinha a proposta ofensiva, a Itália conseguia conter as estocadas da Polônia com um sistema defensivo muito bem estruturado, que pouco sofreu durante os primeiros 45 minutos. Já na parte da frente, Insigne, aos 36, recebeu ótimo passe em profundidade e arrematou para o gol, mas parou no travessão, que pela segunda vez impediu o gol dos visitantes.

Imponente durante toda a parte inicial, a Itália exerceu mais uma pressão nos minutos finais e só não conseguiu o primeiro gol por duas grandes intervenções seguidas de Szczesny. Primeiro, o goleiro defendeu o cabeceio de Chiellini. Depois, já nos acréscimos, apareceu para agarrar o chute de Florenzi.

Com um primeiro tempo omisso e de pouca efetividade, o treinador polonês Jerzy Brzeczek decidiu apostar em peças mais ofensivas, que surtiram efeito nos primeiro minutos, principalmente na ideia de conter o poderio ofensivo da Itália. Diferentemente dos primeiros 45 minutos, a Azzurri não foi com tanto ímpeto ao ataque e aproveitou para tentar o controle da bola no meio-campo.

A primeira chance da segunda etapa, aliás, foi do time da casa. Grosicki recebeu um ótimo lançamento em profundidade, dominou no peito e testou Donnarumma, que cresceu na frente do atacante e fez ótima defesa, evitando o que seria o primeiro tento da Polônia. Depois, Milik teve a chance de marcar, mas errou o alvo e a bola saiu pela linha de fundo.

Na reta final, o ímpeto intenso tanto da Itália no primeiro tempo, quanto da Polônia no segundo cessou consideravelmente. Os visitantes, porém, conseguiram fazer valer a eficiência que não tiveram durante todos os 90 minutos e chegaram ao gol da vitória já nos acréscimos. Biraghi conseguiu um chute á queima-roupa, no rebote do desvio após cobrança de escanteio e marcou, dando três importantes pontos para a Itália

Confira outros resultados da Liga das Nações:

Liga B
Rússia 2 X 0 Turquia

Liga C
Roménia 0 X 0 Sérvia
Israel 2 X 0 Albânia
Lituânia 1 X 4 Montenegro

Liga D
Azerbaijão 1 X 1 Malta
Ilhas Faroe 1 X 1 Kosovo

Conteúdo Patrocinado