Ídolo do Santos e bicampeão mundial pela Seleção Brasileira, Zito ganha biografia

Imagem ilustrativa para a matéria
Foto: Divulgação

Bicampeão mundial pelo Santos e também pela Seleção Brasileira, o jogador que detestava perder e gritava até com Pelé ganhou sua biografia. O livro “Zito, o líder essencial” será lançado na próxima quinta-feira.

O evento acontecerá no Quintal do Espeto da Chácara Santo Antonio, com a presença de jogadores, jornalistas e da família de Zito.

José Ely Miranda, o Zito, começou a carreira profissional aos 17 anos, no Taubaté, e em 1952 chegou ao Santos, clube que defendeu por 15 anos e pelo qual fez 733 jogos e marcou 57 gols.

Convocado para a Copa da Suécia, em 1958, ele estreou na terceira partida da Seleção, contra a União Soviética, no mesmo dia em que Pelé e Garrincha também entraram no time que viria a conquistar o título mundial. Quatro anos depois, na final da Copa do Chile, viveu seu grande momento como jogador. Sem Pelé, machucado, e com Garrincha muito marcado pelos tchecos, acabou fazendo o gol da virada na partida em que o Brasil venceu por 3 a 1.

“Fazia tudo mais ou menos, mas detestava perder” – respondeu a um repórter que queria saber qual era sua maior virtude técnica. Na verdade, Zito provou que uma equipe campeã não é feita só de jogadores habilidosos.

Relembre: 5 grandes jogos de Zito pelo Santos

Na obra, o autor Odir Cunha tenta desvendar os segredos de sua liderança natural, dentro e fora do campo, que empurrou o Santos e a Seleção Brasileira a conquistas memoráveis.

Ao abandonar o futebol, em 1967, Zito dirigiu empresas e também atuou no futebol do Santos, tornando-se mentor de jogadores jovens como Diego, Robinho, Elano, Neymar, Paulo Henrique Ganso e Gabigol, entre outros.

O ex-jogador faleceu em 14 de junho de 2015, aos 82 anos, em Santos, padecendo das consequências de um AVC e do Mal de Alzheimer. No seu túmulo, em Roseira, há uma frase de Aristóteles que exprime o que foi sua vida: “A grandeza não consiste em receber honras, mas merecê-las”.

Conteúdo Patrocinado