Uefa divulga novas regras para a próxima Liga dos Campeões - Gazeta Esportiva
Uefa divulga novas regras para a próxima Liga dos Campeões

Uefa divulga novas regras para a próxima Liga dos Campeões

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/03/2018 às 10:37

São Paulo, SP

Real Madrid é o atual vencedor da Liga dos Campeões (Foto: Javier Soriano/AFP)


Nesta terça-feira, a Uefa anunciou uma série de mudanças em sua principal competição, a Liga dos Campeões, que começa a valer a partir da próxima temporada, 2018-19, e vale por três anos. Os clubes poderão inscrever até três reforços contratados em janeiro, sem limitações; os confrontos de mata-mata terão um novo horário e será permitida uma quarta substituição em caso de prorrogação. As regras também valem para a Liga Europa. O primeiro jogo a ser realizado no novo formato será a Supercopa da Europa de 2018/19, que colocará frente a frente os vencedores da Champions e da Europa League.

Em fevereiro, as alterações foram aprovadas pelo Comitê Executivo da entidade e, no início de março, um encontro da International Board (IFAB), em Zurique, deu aval para as modificações. Confira abaixo como as mudanças afetam as equipes e a estrutura das duas competições europeias.

Quarta modificação

A Uefa decidiu liberar a quarta substituição em caso de prorrogação em jogos eliminatórios, nas etapas de classificação pré-fase de grupos e a partir das oitavas de final. As outras três mudanças não são afetadas.

Jogadores inscritos 

A partir da próxima temporada, passa a ser 23 o número de jogadores inscritos para as partidas das finais da Champions League, Europa League e Super Taça Europeia. No formato atual, são 18 atletas. Assim, os técnicos terão mais flexibilidade em relação às substituições, já que terão 12 opções na reserva e não mais sete.

Em relação à inscrição de jogadores após a fase de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, um clube pode registar três novos atletas elegíveis sem restrições. Isto permite, por exemplo, que um jogador negociado na janela de transferências do inverno europeu, em janeiro, atue por seu novo clube, independente de ter jogado por sua equipe anterior. Caso de Philippe Coutinho: ele não pode atuar nos mata-matas da Champions pelo Barcelona, pois jogou a fase de grupos pelo Liverpool.

Novos horários

A Uefa indicou novos horários para a realização de suas partidas. Agora, o horário nobre para a maioria dos jogos será às 21 horas (Horário Central Europeu - CET) - o Brasil está quatro horas atrás. A cada dia de rodada na fase de grupos, dois duelos serão realizados às 18h55 (CET). Todos os jogos da última rodada desta mesma fase serão disputado simultaneamente.

Na Liga Europa, as partidas da fase de grupos serão realizadas às 18h55 e 21h (CET) por meio de sorteio. A partir das quartas de final, todas as partidas serão disputadas às 21h.


Multicampeão


Para finalizar, a entidade indicou que, a partir da próxima temporada, será possível utilizar na camisa um emblema de multicampeão para indicar equipes que venceram uma competição europeia por pelo menos três vezes consecutivas ou um total de cinco edições. Atualmente, somente o Sevilla se encaixa no padrão (campeão da Liga Europa em 2006, 2007, 2014, 2015 e 2016).



Conteúdo Patrocinado