Noruega decide não boicotar Copa do Mundo de 2022 no Catar - Gazeta Esportiva
Noruega decide não boicotar Copa do Mundo de 2022 no Catar

Noruega decide não boicotar Copa do Mundo de 2022 no Catar

Gazeta Esportiva

Por AFP

20/06/2021 às 16:25 • Atualizado: 20/06/2021 às 16:30

São Paulo, SP

O mundo do futebol norueguês se manifestou, neste domingo, contra um boicote à Copa do Mundo do Catar-2022, algo que vinha sendo cogitado e reivindicado por vários clubes e grupos de torcedores em resposta às condições de trabalho das pessoas envolvidas na construção dos estádios do torneio mundial.



Em um congresso extraordinário convocado pela Federação Norueguesa de Futebol (NFF) para examinar esta questão, 368 delegados votaram a favor de uma moção de rejeição de um boicote, enquanto 121 defenderam a ação de protesto de não participação. A votação era um momento muito esperado, já que a Noruega poderia se tornar o primeiro país do mundo a decidir não ir ao Catar.

O resultado deste domingo significa que Erling Haaland, atacante do Borussia Dortmund e principal jogador norueguês do momento, ainda tem chances de estar no grande evento do futebol mundial (de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022). Diante da pressão de torcedores e clubes indignados com as condições dos trabalhadores migrantes e a situação dos direitos humanos no Catar, a Federação Norueguesa de Futebol (NFF) decidiu convocar este extraordinário congresso online para tratar deste assunto delicado.

"Um boicote significa virar as costas ao Catar e aos seus desafios e privar-nos da possibilidade de nos comprometermos para que haja melhorias", declarou o presidente da Federação norueguesa, Terje Svendsen, no início dos debates.

A seleção norueguesa, que não participa da fase final de uma grande competição de futebol masculino desde a Euro 2000, faz parte do grupo G das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022, junto com Holanda, Turquia, Montenegro, Letônia e Gibraltar.

Conteúdo Patrocinado