Fifa bane árbitro ganês por manipulação de resultados em eliminatórias - Gazeta Esportiva
Fifa bane árbitro ganês por manipulação de resultados em eliminatórias

Fifa bane árbitro ganês por manipulação de resultados em eliminatórias

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/03/2017 às 17:24 • Atualizado: 26/05/2017 às 15:19

São Paulo, SP

Penalidade
A bola bate nas pernas do defensor, mas Joseph Odartei Lamptey assinalou toque de mão (Foto: Reprodução)


A Fifa divulgou um comunicado nesta segunda-feira informando o banimento permanente do árbitro ganês Joseph Odartei Lamptey por manipulação de resultado em uma partida das eliminatórias africanas para a Copa de 2018. A partida em questão foi a vitória da África do Sul sobre Senegal por 2 a 1.

O confronto foi realizado no dia 11 de novembro 2016, na África do Sul. A vitória dos Bafana Bafana foi aberta com uma penalidade inexistente. Aos 43 do primeiro tempo o zagueiro senegalês rebateu uma cabeçada com a perna e o árbitro acabou assinalando penalidade por um suposto toque na mão. Hlatshwayo converteu a penalidade abrindo o marcador. Três minutos depois, Serero ampliou o placar que ainda foi descontado por N’Doye aos 30 minutos da segunda etapa.

Veja a penalidade polêmica a partir dos 20 segundos:

https://www.youtube.com/watch?v=ewyf3jrtNg0

A entidade informou ainda que outro árbitro ganês, David Lionheart Nii Lartey Laryea, também foi investigado, mas não encontrou nenhuma irregularidade. Não foi informado o que irá acontecer com o resultado da partida.

Confira o comunicado divulgado pela Fifa

O Comitê Disciplinar da Fifa decidiu banir o árbitro ganês Joseph Odartei Lamptey de participar de qualquer tipo de atividade relacionada ao futebol (administrativa, esportiva ou qualquer outra) a nível nacional e internacional.





O juiz foi considerado culpado de violar o artigo 69 parágrafo 1 (influência ilegal em resultados de jogo) do Código Disciplinar da Fifa durante o jogo das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de entre África do Sul e Senegal, no dia 12 de novembro de 2016.





Por outro lado, todas as acusações contra o juiz ganês David Lionheart Nii Lartey Laryea, cujo comportamento também tinha sido alvo de investigações, foram rejeitadas pelo Comitê Disciplinar da Fifa.





Informações adicionais sobre o jogo entre África do Sul e Senegal serão fornecidas quando uma decisão se tornar final e compulsória.





A Fifa segue uma política de tolerância zero na manipulação de resultados e está empenhada em proteger a integridade do futebol. Como resultado, a Fifa continuará com seus esforços contínuos para combater a manipulação de resultados através de uma diversidade de iniciativas, que incluem o monitoramento de apostas internacionais e um sistema de relatórios confidenciais.










Conteúdo Patrocinado