Entenda por que conflito geopolítico pode tirar Mkhitaryan da final da Liga Europa - Gazeta Esportiva
Entenda por que conflito geopolítico pode tirar Mkhitaryan da final da Liga Europa

Entenda por que conflito geopolítico pode tirar Mkhitaryan da final da Liga Europa

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/05/2019 às 08:40

São Paulo, SP

O meia é nascido na Armênia, país que tem desavenças com o Azerbaijão (Foto: Divulgação/Arsenal)


Depois de 13 anos, o Arsenal está de volta à final de uma competição europeia. Classificado para a grande decisão da Liga Europa, os Gunners podem enfrentar o Chelsea no dia 29 de maio sem um jogador importante de seu elenco: o meia-atacante Mkhitaryan. O jogador é armênio, país que disputa território com o Azerbaijão, país que sediará a partida decisiva da competição.

A final será realizada no estádio Olímpico de Baku, na capital do país localizado no leste europeu. Azerbaijão e Armênia brigam pela hegemonia da região de Nagorno-Karabakh, situada nas montanhas do Pequeno Cáucaso. Por conta dessa desavença geopolítica, os dois países não mantêm relações diplomáticas, motivo esse que desperta o temor de que Mkhitaryan não receba o visto que o autorize a entrar no território que sediará o jogo.



Na fase de grupos da atual edição, o meia já ficou de fora da partida do Arsenal contra o Qarabag por não ter obtido a autorização das autoridades do Azerbaijão. O clube londrino já manifestou sua preocupação em relação ao atleta, afirmando que a Uefa ainda não demonstrou que poderá garantir a segurança necessária para a viagem do jogador ao país.

"A segurança de nossos jogadores é de importância primordial. Estamos esperando garantias da Uefa de que será seguro para Henrikh Mikhitaryan viajar a Baku para a final da Liga Europa, o que é requerido tanto pelo Arsenal quanto por Mikhitaryan como condição para que ele seja incluído entre os relacionados para a partida", afirmou um porta-voz dos Gunners.

"As garantias que estamos esperando ainda não foram dadas, e esperamos que a Uefa consiga solucionar esse problema de forma rápida. Estamos seriamente preocupados que a localização da partida final seja algo que não permita a Mikhitaryan jogar a final europeia", adicionou.

O procedimento padrão adotado pela entidade europeia em situações como esta é pedir auxílio às Federações de cada país e às embaixadas das nações, visando facilitar a emissão de vistos e garantir a segurança dos atletas envolvidos no conflito.

Conteúdo Patrocinado