Fifa aprova pacote de reformas; Copa pode passar a ter 40 seleções - Gazeta Esportiva
Fifa aprova pacote de reformas; Copa pode passar a ter 40 seleções

Fifa aprova pacote de reformas; Copa pode passar a ter 40 seleções

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/12/2015 às 10:39

São Paulo, SP

Pacote de mudanças pode alterar o número de participantes na Copa do Mundo a partir de 2016 (Foto: AFP)
Pacote de mudanças pode alterar o número de participantes na Copa do Mundo a partir de 2016 (Foto: AFP)


Em meio à turbulência de diversos dirigentes sendo presos, afastados ou na eminência de serem detidos, a Fifa discute mudanças em seu regulamento, no âmbito esportivo e administrativo. O pacote de reformas foi aprovado neta quinta-feira, depois de ter sido proposto em maio, logo após a prisão de diversos dirigentes, entre eles, José Maria Marin, ex-presidente da CBF.

Uma das novidades é a ampliação no número de participantes da Copa do Mundo. O item já foi pré-aprovado, mas ainda será examinado pelo Comitê Executivo da entidade e, se aprovado, o torneio mais importante do futebol passará a contar com 40 seleções e não 32. A medida seria válida a partir da Copa de 2026.

As medidas também visam estimular a participação feminina no futebol. A partir de agora, em medida já aprovada e decretada, todas as confederações precisão ter ao menos uma mulher nos cargos diretivos de cada entidade. A ideia é ter ao menos 30% de representação feminina no grupo.

Além disso, foi aprovada a limitação de três mandatos (12 anos) para a permanência nos cargos de comando da Fifa. A divulgação anual dos salários de todos os membros do Comitê Executivo, além da diretoria da Fifa, também foi aprovada.

Conteúdo Patrocinado