Delfim culpa times do Rio por atraso na oficialização da Primeira Liga - Gazeta Esportiva
Delfim culpa times do Rio por atraso na oficialização da Primeira Liga

Delfim culpa times do Rio por atraso na oficialização da Primeira Liga

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/10/2015 às 16:46 • Atualizado: 26/01/2016 às 15:32

São Paulo, SP

Presidente da Federação Catarinense garante que Primeira Liga vai acontecer com ou sem apoio da CBF (Foto: Divulgação)
Presidente da Federação Catarinense garante que Primeira Liga vai acontecer com ou sem apoio da CBF (Foto: Divulgação)


Depois de se envolver, recentemente, em polêmica direta com o presidente do Vasco, Eurico Miranda, por conta da atuação questionável da arbitragem no jogo entre Vasco e Chapecoense, na última rodada, Delfim Peixoto, atual presidente da Federação Catarinense de Futebol, voltou a se opor aos clubes cariocas ao tratar sobre a Primeira Liga, competição que deve reunir clubes da região Sul e dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

De acordo com Delfim, único presidente dos 15 clubes inscritos que não compareceu ao último encontro entre as federações, na sede do Cruzeiro, em Belo Horizonte (MG), na última sexta-feira, a demora para a oficialização da competição, que pode ter sua primeira edição disputada já em 2016, tem sua principal motivação na discordância entre a Ferj (Federação Estadual do Rio de Janeiro) e os clubes cariocas, que já cogitaram priorizar o novo torneio em detrimento do estadual.

Nesta terça-feira, dia 27, uma Assembleia entre os clubes participantes discutirá os termos da competição, como possíveis datas e formas de disputa. Recentemente, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, protocolou um ofício na CBF na tentativa de impedir a criação do torneio. E foi justamente esse requerimento o principal fato que instaurou a assembleia para uma discussão mais detida sobre a organização da Primeira Liga.

Apesar dos obstáculos, e das incertezas quanto à organização do campeonato, Delfim Peixoto crê que o torneio vai ser disputado independentemente do apoio ou não da CBF. Em entrevista ao Diário Catarinense, o presidente da Federação Catarinense indicou que, superadas as polêmicas, as datas e o tabelamento do torneio serão definidos.

"A bronca toda está nos dois times do Rio. Se não tivesse os dois times cariocas já estava tudo definido. Não seria justo a gente não aceitar a entrada deles (Flamengo e Fluminense) e a Federação Carioca está protestando porque tem uma briga entre eles. O problema não é nosso. Os clubes estão firmes conosco e posso garantir que teremos a Copa no ano que vem", declarou o presidente da Federação Catarinense, que prometeu ir até o fim ao mover uma ação legal contra Eurico Miranda pelas acusações que lhe foram feitas.

"A assembleia é apenas para as federações. E acredito que a maioria vai aprovar a Liga Sul-Minas-Rio. Engraçado que nunca fizeram assembleia para aprovar a Copa do Nordeste, a Copa Verde ou a antiga Sul-Minas. Agora é que inventaram essa", observou Delfim, deixando transparecer a vontade de questionar a influência da Ferj em demais assuntos que fogem de sua alçada.

 

 

Conteúdo Patrocinado