Após reunião do Conselho, Conmebol evita estipular data para retorno das competições - Gazeta Esportiva
Após reunião do Conselho, Conmebol evita estipular data para retorno das competições

Após reunião do Conselho, Conmebol evita estipular data para retorno das competições

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/05/2020 às 22:05

São Paulo, SP

Nesta quarta-feira, Conselho da Conmebol se reuniu por videoconferência e evitou estipular datas para o retorno da Copa Libertadores, da Copa Sul-Americana e das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Em documento, a entidade afirmou que a retomada das competições só acontecerá quando as autoridades de saúde indicarem que é seguro.

"O Conselho da Conmebol reuniu-se hoje por videoconferência e analisou os possíveis cenários do futebol continental nos próximos meses, concordando em retomar as competições quando as condições sanitárias o permitirem", explicou a entidade em comunicado.

Conselho da Conmebol se reuniu por videoconferência nesta quarta-feira (Foto: Divulgação/Lucas Uebel)


"O Conselho reafirmou seu compromisso de ter sempre como requisito fundamental o cumprimento de todas as medidas de prevenção necessárias determinadas pelas autoridades sanitárias em cada um dos países quando o futebol voltar", diz outro trecho do texto.

No último mês de abril, a entidade havia definido a manutenção da disputa das competições, descartando a possibilidade de o encerramento ser feito fora dos gramados e sem a bola voltar a rolar.




A Conmebol ainda reiterou que tem a intenção de manter o formato atual das Eliminatórias, que teve as duas primeiras rodadas adiadas e tem a terceira atualmente marcada para setembro. "Até o momento, e de acordo com o calendário Fifa, as Eliminatórias para o Mundial Catar 2022 serão mantidas sem modificações", esclareceu o órgão.

A entidade também anunciou uma ajuda de 14 milhões de dólares (R$ 82 milhões, na cotação atual) às federações afiliadas, com o intuito de amenizar os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus no futebol sul-americano.

Até o momento, foram confirmados quase 1,8 milhão de casos de covid-19 nas Américas, com mais de 106 mil mortes, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são cerca de 189 mil infectados, com o número de óbitos passando da casa dos 13 mil.

Conteúdo Patrocinado