Rosberg anuncia aposentadoria da F1 em comemoração da FIA - Gazeta Esportiva
Rosberg anuncia aposentadoria da F1 em comemoração da FIA

Rosberg anuncia aposentadoria da F1 em comemoração da FIA

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/12/2016 às 11:42 • Atualizado: 02/12/2016 às 12:26

São Paulo, SP

Logo após se sagrar campeão mundial da Fórmula 1, o alemão Nico Rosberg, piloto da Mercedes, anunciou, na manhã desta sexta-feira, sua aposentadoria do esporte.

Rosberg, de 31 anos, divulgou sua decisão de deixar os volantes durante uma coletiva de imprensa em Viena, na Áustria, na festa de gala da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Ao mesmo tempo, em sua página oficial do Facebook, o piloto publicou um texto de esclarecimento.

15272082_10154815043119874_1478281645076752110_o
(Foto: Reprodução/Facebook)


“Se tornar o Campeão Mundial da Fórmula 1 sempre foi meu sonho. No meio de todo o trabalho duro, a dor, os sacrifícios, isso sempre foi meu alvo. E agora eu consegui. Eu escalei minha montanha. Estou no topo, então acho isso certo. Minha emoção mais forte agora é um profundo agradecimento a todos que me ajudaram a realizar este sonho”, afirma o alemão em seu texto.

Correndo na Fórmula 1 desde 2006, Rosberg foi vice-campeão também pela Mercedes nos anos de 2014 e 2015. Na atual temporada, o piloto conseguiu boa vantagem nas primeiras corridas e ainda contou com um abandono de seu companheiro Lewis Hamilton para finalmente vencer um campeonato.

Foram 206 Grandes Prêmios disputados na carreira, tendo vencido pela primeira vez em 2012, no GP da China.  Ao todo, foram 23 vitórias e 57 pódios conquistados, além de 23 pole positions.

“Essa temporada foi muito difícil. Eu fui ao meu limite em todas as áreas nos últimos dois anos. A equipe me motivou a níveis que nunca tinha experimentado antes. E é claro que isso impacta naqueles que eu amo. Foi muito sacrifício vindo da minha família”, acrescentou Nico.

O título de Rosberg foi confirmado na última corrida do ano, em Abu Dhabi, na qual o alemão foi o segundo colocado. “Quando venci em Suzuka, a partir do momento em que o título estava só em minhas mãos, uma enorme pressão começou e comecei a pensar em me aposentar caso fosse campeão”, revelou.




“Em Abu Dhabi, na manhã de domingo, eu sabia que aquela poderia ser minha última corrida e aquele sentimento clareou minha mente antes da largada. Queria curtir cada parte daquela experiência. Quando as luzes se apagaram, tive as 55 voltas mais intensas da minha vida. Me decidi por parar na segunda de manhã, após refletir por um dia”, acrescentou Rosberg.

Após contar sua decisão para seus assessores, Rosberg comunicou o chefe da Mercedes, Toto Wolff, que entendeu a situação. “A única coisa que faz essa decisão ser muito difícil para mim é a posição em que colocarei minha equipe. Mas Toto entendeu que eu estava completamente decidido. Meu maior orgulho será sempre o de ter sido campeão com esse time de pessoas incríveis”, completou.

Com o anúncio repentino e inesperado, a Mercedes precisará buscar um novo piloto para fazer dupla com o tricampeão Lewis Hamilton na próxima temporada.

Conteúdo Patrocinado