Conheça Caliningrado, a única sede da Copa "fora" da Rússia - Gazeta Esportiva
Conheça Caliningrado, a única sede da Copa "fora" da Rússia

Conheça Caliningrado, a única sede da Copa "fora" da Rússia

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/03/2018 às 09:00

São Paulo, SP




Caliningrado é uma das sedes mais inusitadas da Copa do Mundo da Rússia. A região é um exclave, território que pertence a um país, mas que está no meio de uma área que pertence à outra nação. A cidade é a mais próxima da Europa Ocidental, faz fronteira com a Lituânia e Polônia e está completamente isolada dos demais domínios russos.

O principal time da região é o FC Baltika, que, apesar da distância, disputa o Campeonato Russo e herdará o Kaliningrad Stadium, o menor da Copa, com capacidade para 35.212 pessoas. A estratégia da Fifa foi escolher a cidade como uma das sedes do Mundial para estimular seu desenvolvimento. A tendência é que empreendimentos imobiliários sejam erguidos em volta do estádio, que receberá quatro jogos da fase de grupos.

Antes de ser anexada à União Soviética com a invasão do Exército Vermelho, em 1945, Caliningrado, inicialmente chamada de Koenigsberg, foi capital da Prússia. Durante a Segunda Guerra Mundial foi bombardeada pelo Império Britânico e teve de ser completamente reconstruída.

O idioma falado na região até o domínio russo era o alemão. Por conta do tratado de paz com a Grã-Bretanha e EUA, a União Soviética se apossou da região, expulsou os nativos e liderou uma povoação com soviéticos, exigindo que apenas o russo fosse falado em todo o território correspondente.

A cidade também se destaca por um cidadão ilustre: o filósofo Immanuel Kant, um dos principais da Era Moderna. Seu túmulo, inclusive, é um dos pontos turísticos de Caliningrado. Outra área que atrai bastante turistas é o Istmo da Curlândia, uma faixa de areia que separa a Lagoa da Curlândia do Mar Báltico e que é considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

Confira os jogos que acontecerão em Caliningrado:

Croácia x Nigéria

Sérvia x Suíça

Espanha x Marrocos

Inglaterra x Bélgica

Conteúdo Patrocinado