Quartas da Liga dos Campeões terão confrontos históricos e reedição de finais - Gazeta Esportiva
Quartas da Liga dos Campeões terão confrontos históricos e reedição de finais

Quartas da Liga dos Campeões terão confrontos históricos e reedição de finais

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/03/2019 às 15:13

São Paulo, SP

Sorteio das quartas da Liga dos Campeões marca a reedição de duas finais. (Foto: Fabrice Cofrini/AFP)


O sorteio dos confrontos das quartas de finais da Liga dos Campeões, realizado nesta sexta-feira, marcou a definição da reedição de duas finais. Barcelona e Manchester United, e Juventus e Ajax, já decidiram o torneio continental duas vezes cada. Manchester City joga contra o Tottenham pela primeira vez no torneio.

Na história recente, Manchester United e Barcelona decidiram a Liga dos Campeões duas vezes, em 2009 e em 2011. O Barcelona foi campeão nas duas oportunidades. Esse duelo soma oito títulos, cinco dos catalães e três dos ingleses. Nesse confronto, os Diabos Vermelhos venceram o clube catalão pelo torneio continental apenas uma vez. São quatro vitórias do Barça e três empates e uma vitória do clube inglês. Essa vitória, inclusive, por 1 a 0, na semifinais de 2008 levaram o United a final, quando conquistou o título pela última vez.

Outro confronto histórico é Juventus e Ajax, os italianos já conquistaram o torneio duas vezes e o Ajax outras quatro.. Os dois já decidiram duas finais, com os italianos levando a melhor em 1996 e os holandeses em 1973. Os clubes já se enfrentaram nas quartas de finais, em 1978. Ainda em jogo único, a partida terminou em 1 a 1 e a Juve passou nos pênaltis, assim como na final de 1996. A Velha Senhora já conseguiu eliminar o Ajax nas semifinais, em 1997, vencendo os dois jogos.




Repetindo o duelo das oitavas de finais da temporada passada, o Liverpool enfrenta o Porto, agora pelas quartas. Na última temporada, o Liverpool ganhou, em Portugal, por 5 a 0, e empatou em casa, eliminando adversário. O Porto, aliás, nunca venceu o clube inglês por uma competição continental. Por um confronto de quartas de finais, os Reds eliminaram o Porto da Liga Europa, em 2001, com uma vitória por 2 a 0 e um empate em 0 a 0. Os times ainda se enfrentaram duas vezes, na temporada 2007/2008, com mais uma vitória dos ingleses e um empate, dessa vez em 1 a 1.

Para se classificar, a equipe portuguesa precisará fazer o que nunca fez, em competições internacionais, vencer o Liverpool. Dois empates, com a equipe marcando mais gols na casa do adversário, também classificam o time. O histórico não é bom, com o Porto marcando apenas dois gols em seis jogos. O Porto sabe o que tem que fazer, já foi campeão duas vezes, mas enfrenta uma equipe que já conquistou o título cinco vezes.

Tottenham e Manchester City fazem o clássico inglês pelas quartas de finais e o único confronto em que os dois clubes nunca conquistaram o título, tendo suas melhores campanhas, uma participação na semifinais. É a primeira vez que as equipes se enfrentam na competição, com os Spurs sem terem enfrentado um clube inglês na história do torneio. O Manchester City enfrentou o Liverpool, na temporada passada, nas quartas de finais, e perdeu os dois jogos. O Tottenham foi para as quartas de finais, pela última vez, em 2011, quando enfrentou o Real Madrid, e também perdeu os dois jogos.

Conteúdo Patrocinado