Vôlei Renata usa treinamento em realidade virtual para aprimorar atletas - Gazeta Esportiva
Vôlei Renata usa treinamento em realidade virtual para aprimorar atletas

Vôlei Renata usa treinamento em realidade virtual para aprimorar atletas

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/12/2018 às 23:23

São Paulo, SP

O oposto Daniel testando a realidade virtual (Foto: Divulgação/Vôlei Renata)


Em meio ao equilíbrio da Superliga Masculina, qualquer detalhe pode acabar fazendo a diferença. Por isso, o time campineiro trabalha dentro e fora das quadras para deixar os atletas bem preparados para seus desafios. Enquanto o técnico Horacio Dileo junto com a comissão técnica preparam o time, a coach esportiva Larissa Zink auxilia os atletas usando uma nova ferramenta: a realidade virtual.

Desde o começo do ano, a coach do Vôlei Renata usa exercícios, em realidade virtual, para aplicar uma avaliação cognitiva nos atletas. O teste mede cinco grandes competências: qualidade da atenção, qualidade da tomada de decisão, controle de impulsividade, tempo de reação e visão periférica. Os treinamentos duram aproximadamente 30 minutos e ajudam o atleta a desenvolverem seu cérebro, de forma que ganhem performance dentro de quadra.

“O jogo de vôlei está muito rápido, por exemplo, temos saques a mais de 115 Km/h. Além disso, um pequeno detalhe pode acabar fazendo a diferença. Nesse sentido, o treinamento cognitivo em realidade virtual veio para somar ao treinamento em quadra. Ele exige do atleta coisas fundamentais para um jogo em alto nível como foco, tempo de reação e qualidade na tomada de decisão. Acredito muito nesse instrumento e em seu valor agregado”, comentou a coach, que trabalha no Vôlei Renata há seis anos.

Nesta temporada, destaques do Vôlei Renata, como o ponteiro Vaccari e o oposto Dani, passaram pelo treinamento e seguem buscando o melhor rendimento com base do coach. “O coach tem nos ajudado bastante porque é complementar ao que fazemos dentro da quadra. Quando chegamos para trabalhar, temos mais clareza para focar no que é pedido no treino ou escolher uma melhor jogada. Dá pra sentir uma evolução nos treinos e nos jogos”, comentou o oposto Dani, eleito o melhor em quadra na vitória do Vôlei Renata sobre Vôlei Ribeirão, no último sábado.

Em quinto lugar na Superliga, com onze pontos, o Vôlei Renata volta aos treinos nesta terça-feira. O time campineiro inicia a preparação para enfrentar Copel Telecom Maringá Volei, no sábado, às 18 horas (de Brasília), no Chico Neto, no interior do Paraná.

Conteúdo Patrocinado