Corinthians bate o classificado Palmeiras na volta do Paulistão e mantém esperança de ir ao mata-mata - Gazeta Esportiva
Corinthians bate o classificado Palmeiras na volta do Paulistão e mantém esperança de ir ao mata-mata

Corinthians bate o classificado Palmeiras na volta do Paulistão e mantém esperança de ir ao mata-mata

Gazeta Esportiva

Por Tiago Salazar

22/07/2020 às 23:33 • Atualizado: 22/07/2020 às 23:37

São Paulo, SP

O Derby de São Paulo marcou o retorno do Campeonato Paulista, nesta quarta-feira, depois de pouco mais de quatro meses de paralisação devido a pandemia do coronavírus. Se o período não foi suficiente para um país que registrou no mesmo dia do clássico o recorde diário de 1.293 mortes, serviu para dar fôlego ao Corinthians.

A Arena vazia não impediu o Timão de se impor em casa diante do Palmeiras e sair com a vitória por 1 a 0 graças a gol de Gil logo aos 14 minutos de disputa, após cabeçada para o chão, que ainda contou com desvio no braço de Felipe Melo e pouca agilidade de Weverton.




No único tento do jogo, destaque para a batida de escanteio de Fagner em sua 350ª atuação pelo alvinegro e pela falha de Zé Rafael, aposta de Vanderlei Luxemburgo, na marcação dentro da área alviverde.

A lamentação dos visitantes foi ainda maior devido a bola na trave de Willian quando o relógio marcava apenas dois minutos. Aliás, a primeira metade da etapa inicial impressionou pela disposição dos arquirrivais, que se contra-atacaram em sequência.

As arquibancadas vazias pela primeira vez no Derby depois de 116 anos de confrontos pesaram mais contra os corintianos, que não conseguiram manter o ritmo no segundo tempo e não puderam contar com o apoio da Fiel.

O cenário ficou todo favorável ao Palmeiras, que amassou a defesa de Tiago Nunes ao controlar a disputa e bombardear o gol adversário. Neste momento, apareceu o nome do clássico: Cássio.

Apesar da pichação provocativa ao arqueiro feita pelo torcedor alviverde que invadiu o estádio de Itaquera horas antes da bola rolar, o goleiro do Corinthians fez um verdadeiro milagre com o pé esquerdo em finalização de Willian e pegou pelo menos mais três bolas que fizeram os palmeirenses levarem as mãos à cabeça, incrédulos.

As substituições, liberadas ao limite de cinco atletas por equipe, não surtiram grandes efeitos. E a história recente de Corinthians e Palmeiras voltou a se repetir, com o triunfo para o Timão mediante ao placar mínimo depois de um gol nos minutos iniciais e muita pressão do Palmeiras.

O resultado quebrou um jejum de seis jogos. Desde 2 de fevereiro, o Corinthians não vencia no Paulistão. Desde então o Palmeiras não sabia o que era perder, mas também alcançou o quarto compromisso seguido sem vitória no Estadual.

A situação na tabela, no entanto, segue mais favorável ao Palestra, que soma 19 pontos e já está classificado às quartas de final. A briga é com o Santo André, 20 pontos, pela liderança no Grupo B.

Por outro lado, o Corinthians precisa torcer para o Guarani não vencer o Botafogo-SP nesta quinta. Só assim levará à última rodada da primeira fase a possibilidade de avançar ao mata-mata. O atual tricampeão é dono de 14 pontos, dois a menos que o Bugre. O líder no Grupo D é o Bragantino, com 17 pontos.

Nos derradeiros confrontos desta fase, o Corinthians vai encarar o Oeste, domingo, na Arena Barueri, enquanto o Palmeiras receberá o Água Santa, no Allianz Parque, no mesmo dia.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 0 PALMEIRAS

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 22 de julho de 2020, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Neuza Ines Back e Daniel Paulo Ziolli
Cartões amarelos: Mike, Patrick de Paula (PAL)
Público e renda: Não foi permitida a entrada de torcedores.

GOL:
Corinthians: Gil, aos 14 minutos do 1T.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Danilo Avelar e Carlos; Gabriel, Camacho (Ederson), Ramiro (Sidcley) e Luan (Mateus Vital); Everaldo (Janderson) e Boselli
Técnico: Tiago Nunes

PALMEIRAS: Weverton; Mayke (Gabriel Menino), Felipe Melo, Vitor Hugo e Matías Viña (Diogo Barbosa); Bruno Henrique, Patrick de Paula e Zé Rafael (Lucas Lima); Rony (Wesley), Willian (Raphael Veiga) e Luiz Adriano.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Conteúdo Patrocinado