Acusado de "jogo sujo", Dellavedova é defendido por LeBron James - Gazeta Esportiva
Acusado de "jogo sujo", Dellavedova é defendido por LeBron James

Acusado de "jogo sujo", Dellavedova é defendido por LeBron James

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

25/05/2015 às 08:11

São Paulo, SP

Pivô da expulsão de Al Horford no jogo 3 das finais da Conferência Leste, Matthew Dellavedova foi acusado de jogar sujo. Nos minutos finais do segundo quarto da vitória do Cleveland Cavaliers sobre o Atlanta Hawks por 114 a 111 na Quicken Loans Arena, o ala-armador de Ohio se enroscou com o pivô dos Hawks, que acabou dando uma cotovelada no adversário e foi expulso, acusado de falta flagrante nível 2. No entanto, o histórico recente de faltas de “Delly” fez com que a postura do jogador em quadra fosse questionada. Ao fim da partida, LeBron James saiu em defesa do companheiro de equipe.


“Estou um pouco por fora sobre isso porque ele é o meu garoto, esse é o meu colega e é um cara que vai lá e trabalha muito todas as noites e as pessoas estão tentando dar uma reputação ruim a ele”, afirmou King James.


Dellavedova e Horford já estavam se enroscando ao longo da partida. A um minuto do fim do primeiro tempo, o ala-armador tropeçou em DeMarre Carool, que já estaa no chão, e caiu em cima da perna direita do pivô. O atleta de Atlanta se descontrolou e deu uma cotovelada no adversário, e após revisão da arbitragem, acabou excluído da partida. Dellavedova recebeu apenas uma falta técnica pelo contato.


Envolvido na lesão de Korver e nas expulsões de Gibson e Horford, Dellavedova foi acusado de
Envolvido na lesão de Korver e nas expulsões de Gibson e Horford, Dellavedova foi acusado de "jogar sujo" - Credito: AFP


Após o duelo, o árbitro Ken Mauer explicou que o pivô recebeu falta flagrante 2 por ter “feito contado acima dos ombros, na região entre o ombro e a cabeça” de Dellavedova. Quando à punição do ala-armador, Mauer avaliou que o atleta “fez contato com sua cabeça e ombros na área do joelho de Horford”.


Envolver-se em lances questionáveis não é novidade para Delly. No jogo 2 da final do Leste, na vitória dos Cavs sobre os Hawks por 94 a 82 em Atlanta, foi ele quem colidiu com Kyle Korver no lance que culminou no entorse do tornozelo direito do atleta. A lesão o tirou do terceiro embate e a franquia da Geórgia ainda não sabe se ele terá condições de retornar para a próxima partida.


“Eu vi a bola e mergulhei no chão. Se eu ficasse parado, seria uma bola aérea. Então eu protegi a bola e a mandei para um companheiro de equipe”, justificou Dellavedova sobre o lance com Korver. “No caso de Korver, eu estava marcando e ele ficou puxando meu braço esquerdo para baixo. Eu estava tentando ficar de pé e ele ficou me puxando para baixo. Quer dizer, a gravação está aí”. Apesar da polêmica, James seguiu protegendo seu colega.


"Bem, você apenas joga da maneira certa. Nesse ponto, você tenta fazer o que for preciso para vencer. Você não quer machucar ninguém. Ninguém, eu acho, na nossa liga vai lá para ferir as pessoas. Mas você não pode tirar a natureza agressiva do jogo. Todos nós queremos fraternidade no fim do dia, a NBA é uma família. Mas você joga para ganhar e joga agressivamente”, avaliou o camisa 23.


Dellavedova caiu em cima da perna de Horford, que revidou o contato com uma cotovelada e foi expulso por falta flagrante nível 2
Dellavedova caiu em cima da perna de Horford, que revidou o contato com uma cotovelada e foi expulso por falta flagrante nível 2 - Credito: AFP


Além dos lances nas finais de conferência, Dellavedova também se envolveu em um lance controverso nas semifinais diante dos Bulls. No jogo 5, o ala-pivô Taj Gibson também foi expulso com falta flagrante nível 2 quando estava sendo marcado pelo atleta de Cleveland. Gibson empurrou o marcador pelas costas e o fez cair no chão. Caído, Dellavedova usou as pernas para segurar o pé do adversário, que perdeu a paciência e o chutou, sendo expulso. Posteriormente, ao rever o lance, a arbitragem deu uma falta técnica para Delly por seu envolvimento.



Vencendo a série por 3 a 0, os Cavaliers precisam de apenas um triunfo para chegar às Finais da NBA. O próximo jogo será em Cleveland, na terça-feira, às 22h (de Brasília). 

Conteúdo Patrocinado