Desde o último título europeu do Liverpool, Real Madrid faturou três - Gazeta Esportiva
Desde o último título europeu do Liverpool, Real Madrid faturou três

Desde o último título europeu do Liverpool, Real Madrid faturou três

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/05/2018 às 09:00

São Paulo, SP

Neste sábado, às 15h45 (de Brasília), Real Madrid e Liverpool se encontram em Kiev, na Ucrânia, pela final da Liga dos Campeões. Enquanto o time vermelho tenta seu sexto título da competição, o time merengue busca sua 13ª conquista, a terceira seguida. O duelo na capital ucraniana coloca frente a frente duas das camisas mais tradicionais da Europa, mas com históricos recentes distintos.

Os Reds conquistaram a principal competição de clubes do mundo pela última vez na temporada 2004-2005. Na ocasião, o time comandado por Rafa Benítez enfrentou o poderoso Milan, de Kaká e Shevchenko, em Istambul, na Turquia. E depois de terminar o primeiro tempo perdendo por 3 a 0, o esquadrão comandado pelo ídolo Gerrard empatou a partida no segundo tempo e conquistou a taça nos pênaltis graças à grande atuação do goleiro polonês Dudek. A partida é lembrada pela torcida como o “Milagre de Istambul”.

Ídolo da torcida, Steven Gerrard levantou a última Liga dos Campeões do Liverpool (Foto: Paul Ellis/AFP)


Mal sabiam os torcedores que aquela seria uma das últimas conquistas da equipe. No ano seguinte, o Liverpool conquistou a Copa da Inglaterra, contra o West Ham, novamente nos pênaltis após empate por 3 a 3. Esse sim seria o último do clube, que não conquista o Campeonato Inglês desde 1990.

Os Reds chegaram perto algumas vezes, mas não conseguiram levantar outras taças. Em 2007, o Milan teve sua revanche na final da Liga dos Campeões, vencida pelos italianos por 2 a 1. Já em 2014, comandado por Luis Suárez e Philippe Coutinho, os vermelhos terminaram o campeonato nacional na vice-liderança, a dois pontos do Manchester City





Se o passado recente do Liverpool não mostra conquistas, o Real Madrid esbanja títulos nos últimos anos. São três títulos de Liga dos Campeões, três do Mundial de Clubes e quatro do Campeonato Espanhol. Na competição continental, os merengues venceram todas as finais que disputaram, duas delas sob o comando do atual técnico Zinedine Zidane e com o craque português Cristiano Ronaldo.

O primeiro título de Liga dos Campeões do Real desde a conquista dos Reds foi na temporada 2013-14, com o técnico italiano Carlo Ancelotti. Após 12 anos sem levantar a taça, os merengues enfrentaram o conterrâneo Atlético de Madrid e estiveram atrás no placar até os segundos finais, quando Sergio Ramos empatou a partida em 1 a 1. Na prorrogação, a equipe virou a partida, venceu por 4 a 1 e conquistou La Décima.

Cristiano Ronaldo conquistou três Ligas dos Campeões com o Real Madrid (Foto: Gabriel Bouys/AFP)


Já na era Zidane, o Real Madrid conquistou as duas últimas edições da competição continental. Em 2015-16, a final de 2013-14 foi reeditada e teve final parecido. As equipes empataram por 1 a 1 no tempo regulamentar, mas não marcaram na prorrogação. Na disputa de pênaltis, os merengues foram impecáveis e saíram de campo com mais um título.

No ano seguinte, o adversário da vez foi a Juventus, pentacampeã italiana na época. No entanto, o resultado foi mais uma vitória tranquila dos espanhóis. Após um primeiro tempo muito equilibrado, que teve gol de bicicleta de Mandukic, Cristiano Ronaldo comandou a vitória por 4 a 1 e garantiu o 12º título da história do clube.

Veja também:
Relembre os caminhos de Real Madrid e Liverpool na Liga dos Campeões
Marcelo, Casemiro e Firmino representam a Seleção de Tite
Final da Liga dos Campeões não terá campeões nacionais

Conteúdo Patrocinado