Invicto, Campinas recebe Sampaio no primeiro jogo das finais da LBF - Gazeta Esportiva
Invicto, Campinas recebe Sampaio no primeiro jogo das finais da LBF

Invicto, Campinas recebe Sampaio no primeiro jogo das finais da LBF

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/05/2018 às 17:01

São Paulo, SP

O Campinas chegou na final sem perder nenhum jogo na liga (Foto: Valéria Abras/Vera Cruz Campinas)


Sem perder nenhum dos 20 jogos disputados até agora na Liga de Basquete feminino, o Vera Cruz Campinas recebe, neste domingo, o Sampaio Basquete para a primeira partida das finais do campeonato. Os donos da casa também detêm o melhor ataque da temporada, com 75,9 pontos por embate. A largada da última etapa da LBF acontece no Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP), às 15h, e tem transmissão ao vivo da TV Gazeta.

Para chegar às finais, as paulistas usaram a primeira partida da história do Vera Cruz Campinas para mostrar que a campanha da equipe seria inesquecível. Na estreia, elas fizeram 80 a 51 sobre o também estreante Funvic/Ituano. Depois do bom resultado, as comandadas por Antônio Carlos Vendramini embalaram. Venceram, inclusive, o agora finalista Sampaio Basquete em jogos no Nordeste, além de também superar outros times paulistas.

Sem perder o ritmo, a equipe, no mês de fevereiro, conquistou o maior placar da temporada. Foram 98 pontos contra o Catanduva. Apesar de continuar com bons resultados na etapa seguinte, as campinenses chegaram a se assustar em partida contra o Blumenau. Isso porque as catarinenses abriram 18 pontos de vantagem, mas contando com bom basquete de Karla, as finalistas conseguiram virar o jogo.

No mês seguinte, veio a maior diferença de placar da temporada. Foram 52 pontos de vantagens para o Campinas em cima do São Bernardo - com 19 pontos de Paty e 17 de Ariadna. A cubana, partidas depois, se sagrou a maior cestinha da história do campeonato, somando 2.500 pontos.

Nas quartas de final, Ariadna voltou a fazer história no campeonato, anotando a maior atuação individual da temporada (34 pontos e 20 rebotes) e carimbando a vaga do time para a semifinal. Veio, enfim, a vitória em cima do Blumenau para garantir a passagem para a decisão.

Do outro lado da quadra

Agora, o time de Campinas encara o Sampaio Basquete. A seu favor, a equipe maranhense tem o histórico: uma campanha similar à do título de 2016. Em sua segunda final em três anos de existência, o time tem 75% de aproveitamento. Ao todo, são 12 vitórias em 16 jogos (em 2016, foram 15 em 20).Na luta pelo bicampeonato, a equipe é dona da melhor defesa da temporada, com média de 56,7 pontos sofridos.

Ainda na primeira etapa da disputa, o tricolor começou com uma grande vitória sobre a Uninassau, no Castelinho. O primeiro revez da temporada veio contra o mesmo Campinas, agora rival na final do campeonato. Na ocasião, o ataque não fluiu e somou apenas 41 pontos - a menor marca da equipe no campeonato.

Em uma campanha de mais altos do que baixos, as vistantes deste domingo esperam esquecer o último embate contra as adversárias para levar a melhor no primeiro jogo e começar a corrida da série à frente.

Confira as datas dos duelos entre Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete pelas finais da LBF:

Jogo 1 - 20/5 (domingo), 15h. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP) - (Transmissão da TV Gazeta)

Jogo 2 - 22/5 (terça-feira), 19h. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP)

Jogo 3 - 27/5 (domingo), 15h. Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) - (Transmissão da TV Gazeta)

Jogo 4 - 29/5 (terça-feira), 19h. Ginásio Castelinho, em São Luís (MA)

Jogo 5 - 3/6 (domingo), 15h. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP) - (Transmissão da TV Gazeta)

 

Conteúdo Patrocinado