Presidente da La Liga fala sobre retorno do futebol espanhol - Gazeta Esportiva
Presidente da La Liga fala sobre retorno do futebol espanhol

Presidente da La Liga fala sobre retorno do futebol espanhol

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/05/2020 às 18:37

São Paulo, SP

Com a melhora da situação na Espanha, os times voltaram aos treinamentos. Neste cenário, surge o questionamento sobre quando a bola vai voltar a rolar em um dos principais campeonatos do mundo. Em entrevista ao canal de TV Movistar, da Espanha, o presidente da La Liga, Javier Tebas, afirmou que há um planejamento para o retorno do Campeonato Espanhol, após a primeira sessão de testes para covid-19

"Esperávamos entre 25 a 30 casos positivos, baseando-nos em estatísticas. A Bundesliga obteve 10 em cerca de 1.700 testes. Calculamos nossa estimativa usando esse número e também a taxa geral de coronavírus na Espanha, que é um pouco maior que na Alemanha. São boas notícias para a indústria do futebol, e também para a sociedade espanhola em geral. Temos clubes em toda a Espanha, e a redução não foi a mesma em todas as áreas, mas em muitas partes do país o número de casos agora é muito baixo", declarou.

Javier Tebas pretende retomar o Campeonato Espanhol no dia 12 de junho (Foto: Javier Soriano/AFP)


Javier Tebas também falou sobre um assunto muito debatido: a transmissão dos jogos. Assistidos ao redor de todo o planeta, o Campeonato Espanhol terá de voltar com portões fechados. Sendo assim, será necessária uma ampla divulgação, que é onde o presidente acredita que acontecerá a inovação.

"Estamos trabalhando em conjunto com emissoras nacionais e internacionais sobre como transmitir o futebol. Esperamos ter alguns planos sólidos esta semana. Também estamos realizando testes virtuais e de acústica. Não quero adiantar nada, já que não poderemos ter torcedores nos estádios, mas as coisas vão mudar. Poderemos mover as câmeras para gerar novos ângulos, por exemplo. Não ter torcedores no estádio é uma tragédia, mas vamos aproveitar ao máximo a situação para garantir que aqueles que assistam em casa possam curtir o futebol o máximo possível".



Outro assunto quente no momento é a possibilidade de o campeonato não ser terminado. Na França, por exemplo, esta foi a decisão final, dando o título ao PSG. Tebas descartou esta possibilidade desde o começo, e garante que todo o cuidado será tomado para que a competição volte. Uma das medidas será testar todos os envolvidos nos jogos 24 horas antes de a bola rolar. "Nunca contemplamos essa ideia de não terminar a temporada", avisou.

Clubes já retomaram treinamentos e aguardam decisão sobre volta da La Liga (Foto: Divulgação/Real Madrid)


Por fim, o dirigente anunciou que, por questões de calendário, haverá pelo menos um jogo por dia na Espanha: "Quando a LaLiga reiniciar, que eu gostaria que fosse no dia 12 de junho, haverá futebol todos os dias. Essa é a ideia, futebol todos os dias para que possamos terminar a competição"

Conteúdo Patrocinado