"Derby del Turia": um duelo com 100 anos de história - Gazeta Esportiva
"Derby del Turia": um duelo com 100 anos de história

"Derby del Turia": um duelo com 100 anos de história

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/06/2020 às 12:34 • Atualizado: 12/06/2020 às 13:25

São Paulo, SP

O "Derby del Turia" se tornou no últimos anos uma das mais fortes rivalidades da cidade de Valência no futebol espanhol. Após 100 anos da primeira partida, o duelo entre Valencia CF e Levante UD continua fazendo história.

Após três temporadas na Segunda Divisão, o Valencia CF chegou à Primeira Divisão da LaLiga, em 1934, e rapidamente se estabeleceu como um dos maiores clubes da Espanha. Já o Levante, chegou no campeonato apenas em 1963. 

Com isso, surgiu o primeiro “Derby de Valência” na LaLiga, disputado em Mestalla, palco do confronto desta sexta-feira (12). Com um dos gols mais históricos do clássico até hoje, o jogo do dia 28 de setembro de 1963, terminou com a vitória do Valencia, por 5 a 3. 

Foto: Divulgação


Estabelecido como um duelo regular no calendário da cidade, o Valencia CF pode manter sua vantagem no histórico geral de confrontos. No entanto, continua sem nunca ter vencido os dois encontros de uma mesma temporada, dentro e fora de casa. Contudo, com o hat-trick de David Villa, a vitória por 5 a 1 em 2007/2008 na casa do Valencia, é o placar mais elástico do clássico até hoje. 

Em contrapartida, o Levante UD nunca venceu o Derby da LaLiga em Mestalla, mas o empate sem gols no último dia da temporada 2010/2011 foi enormemente comemorado, pois garantiu a permanência do clube na elite nacional.

Ao longo das décadas, quase 100 jogadores representaram os dois lados, como o lendário atacante holandês Faas Wilkes sendo lembrado com carinho pelos gols marcados para cada um na década de 1960. Mais recentemente, Vicente Rodríguez, Juanfran García, Asier del Horno e Javier Farinós vestiram as cores preto e branco de Valência, assim como o vermelho e azul do Levante na LaLiga.

Com o retorno do futebol espanhol, Valencia CF e Levante UD se enfrentarão nesta sexta-feira (12), às 17h, em duelo válido pela 28ª rodada da LaLiga. 

Conteúdo Patrocinado