Islândia faz 3 a 0 na Turquia fora de casa e fica perto do primeiro Mundial - Gazeta Esportiva
Islândia faz 3 a 0 na Turquia fora de casa e fica perto do primeiro Mundial

Islândia faz 3 a 0 na Turquia fora de casa e fica perto do primeiro Mundial

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/10/2017 às 17:46

São Paulo, SP

Depois de surpreender o mundo do futebol, chegando às quartas de final da Eurocopa 2016, a Islândia pode realizar um novo feito histórico. Nesta sexta-feira, pela penúltima rodada das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, o país insular visitou a Turquia e venceu por 3 a 0, se aproximando da classificação para o primeiro Mundial de sua história.

Com o resultado, os islandeses chegaram a 19 pontos, dois à frente da tradicional seleção da Croácia, que também jogou nesta tarde, mas cedeu um empate por 1 a 1 à Finlândia. Desta forma, na última rodada, dependem de si próprios para conquistar o primeiro lugar e a consequente vaga direta ao torneio do ano que vem. O segundo colocado disputa a repescagem.

Islandeses voltam a surpreender, eliminam os turcos e dependem só de si para irem direto à Copa (Foto: STR/ AFP)


A rodada derradeira das Eliminatórias Europeias ainda pode favorecer a Islândia, que tem pela frente, dentro de casa, na próxima segunda-feira, o já eliminado time de Kosovo. Além disso, já se garantiu pelo menos na repescagem, já que os croatas e a Ucrânia, os únicos postulantes à liderança da chave, se enfrentam em Kiev.

Também nesta sexta, os ucranianos foram a Kosovo e venceram os donos da casa por 2 a 0. O triunfo como visitante fez a seleção comandada pela lenda Andriy Shevchenko (ex-atacante de Milan e Chelsea) subir para o terceiro lugar do grupo, conquistando 17 pontos, mesma quantidade da Croácia, que leva vantagem nos critérios de desempate.

Já os turcos, depois de uma decepcionante campanha, perderam a chance de ir à Rússia em 2018, apesar de bons nomes no elenco.  Com a última participação em mundiais em 2002, quando terminaram no surpreendente terceiro lugar, a equipe nacional da Europa oriental ficou na quarta colocação com 14 pontos, matematicamente fora do Mundial. Pela próxima rodada, apenas cumpre tabela contra a Finlândia, que também não tem chances de vaga.

Confira os resultados do Grupo I pela penúltima rodada das Eliminatórias Europeias:

Turquia 0 x 3 Islândia
Croácia 1 x 1 Finlândia
Kosovo 0 x 2 Ucrânia

Conteúdo Patrocinado